Tempo de leitura: 3 minutos
A retenção de talentos é uma das partes mais importantes do planejamento estratégico de uma empresa. Afinal, são as pessoas que fazem o seu negócio atingir o sucesso.
Diversas estratégias formam um conjunto de práticas, capazes de atrair e reter os melhores profissionais do mercado. Independente do ramo ou tamanho da sua empresa, reter talentos vai muito além do aumento de salário.
Se você acha que a retenção de talentos é muito difícil, neste post vamos te dar 5 dicas infalíveis para tornar essa tarefa bem mais fácil.
Retenção de talentos: 5 dicas infalíveis!
Plano de carreira
Muitas empresas falham em reter talentos. Por quê? Porque não conseguem fazer com que o profissional se sinta valorizado. E uma das principais formas de fazer isso é estruturando planos de carreira.
As pessoas gostam de sentir que podem progredir em suas carreiras e que o trabalho será recompensado. Se não há um plano de carreira e estrutura para os colaboradores, eles provavelmente irão procurar em outro lugar.
Feedback
Quem não gosta de ser elogiado e reconhecido por um trabalho bem feito? Ainda mais se você é reconhecido por trabalhos mal feitos (o fantasma da avaliação de desempenho negativa…).
Quando você se recusa a reconhecer a conquista de um colaborador, você o está desmotivando. E isso não tem volta.
Liderança
Os problemas com chefes, gestores e líderes representam 2% dos pedidos de demissão no Brasil, segundo o estudo da Robert Half.
Cabe ressaltar que, no ranking de outros países, esse item nem sequer aparece.
Assédio Moral e perseguições são cada vez mais comuns no Brasil, e vale ficar atento nesses aspectos para não perder colaboradores brilhantes.
Valorização da equipe
A grama do vizinho parece sempre mais verde? Pois é, e vai continuar parecendo, a não ser que você comece a cuidar mais da sua própria grama. A retenção de talentos está intimamente ligada com a valorização dos colaboradores.
Ao invés de contratar um funcionário de fora, quem sabe a melhor ideia não seja dar a vaga de líder para um funcionário que já exerce a função daquele setor há anos?
Benefícios trabalhistas
VT e VR são o mínimo. Não, você não deve parar de pagar VT e VR para os seus colaboradores. Mas você precisa diversificar os benefícios. Há muito que ambos deixaram de ser considerados como diferenciais atrativos para retenção de talentos.
Como oferecer mais benefícios de uma forma completa e organizada? Contratando uma plataforma de benefícios trabalhistas! É garantia de pagamento para seus funcionários e segurança para o RH.
Problemas na sua gestão de benefícios trabalhistas?
Então saiba que a Valesul pode ajudar você a otimizar essa gestão. E, de quebra, deixar os colaboradores muito mais felizes.
Chega de atraso no repasse de benefícios! Com a Valesul, a recarga de benefícios pode ser feita super rápido, com um clique. Além disso, você consegue centralizar todos os pagamentos em apenas um boleto.
Acesse o site e saiba como a Valesul pode qualificar e tornar mais eficiente o processo do seu setor de RH.
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.