Tempo de leitura: 3 minutos
Você sabe porque é tão importante aplicar a saúde ocupacional no dia a dia da empresa? O capital humano é o mais valioso de uma empresa. Quando os gestores entendem isso, tudo fica mais fácil.
Na maioria das vezes, os funcionários passam boa parte do seu dia dentro da empresa. Ou seja, não é impossível que problemas de saúde surjam em decorrência de alguma atividade exercida durante esse período.
Falar sobre saúde ocupacional é falar sobre qualidade de vida. Sendo assim, é importante ter em mente que funcionários com qualidade de vida são mais motivados e, consequentemente, mais produtivos.
Por isso, neste post vamos te mostrar 4 formas de aplicar a saúde ocupacional no dia a dia da empresa. Acompanhe!
-
Ginástica laboral
Começamos pela ginástica laboral – talvez uma das opções mais conhecidas dentro da saúde ocupacional. Essa tem sido uma prática cada vez mais comum nas empresas.
Se trata de uma série de exercícios físicos leves. Normalmente são realizados no próprio ambiente de trabalho.
Em casos de esforço repetitivo, a ginástica laboral é uma ótima opção para evitar possíveis lesões e doenças ocupacionais. Além disso, não costuma ultrapassar 20 minutos do horário de expediente.
- Quick massage
Aliviar a tensão do dia a dia, principalmente em ambientes corporativos, parece uma ótima ideia, certo? Então, esse é o principal objetivo da quick massage!
Em uma cadeira própria para isso, a massagem é aplicada por um profissional, tendo duração média de 15 minutos. Dentre os benefícios estão:
- Alívio de dores musculares;
- Relaxamento das regiões do pescoço, das costas e braços;
- Prevenção do surgimento da LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e do Dort (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).
Além disso, uma pesquisa realizada pelas fisioterapeutas Edivanice Alves e Talita de Oliveira mostra que 70% dos funcionários obtiveram aumento da produtividade após a implementação da quick massage.
-
Programa de alimentação saudável
Falar sobre saúde ocupacional é também falar sobre alimentação saudável. A palavra aqui é: energia. Uma boa alimentação serve como combustível para se manter disposto e concentrado durante o dia.
Manter um programa de alimentação saudável dentro da empresa é benéfico em diversos sentidos. Existem várias condições crônicas, como diabetes e hipertensão, que estão fortemente relacionadas a alimentação.
Por isso, pense em um programa de alimentação saudável que promova palestras e workshops sobre o tema. Ou seja, incentive os funcionários a manter hábitos saudáveis não apenas dentro na empresa mas também em casa.
-
Campanha de vacinação
Do mesmo modo, campanhas regulares de vacinação se fazem necessárias dentro da saúde ocupacional.
Infelizmente, existem momentos em que surgem surtos de doenças, como febre amarela e hepatite, por exemplo. Empresas que oferecem campanhas de vacinação diminuem os riscos de múltiplos afastamentos.
Outras funções da saúde ocupacional
Adequar o local de trabalho ao funcionário também faz parte da saúde ocupacional. Por exemplo, adequar mesas e cadeiras para melhorar a postura dos funcionários que trabalham muito tempo sentados.
Ou seja, pensar na saúde dos funcionários de maneira geral, garantindo o bem estar dentro e fora da empresa.
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.