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Por que a inteligência emocional é elemento indispensável no RH?

Valesul Benefícios 6 de setembro de 2018 Gestão de pessoas e RH

Tempo de leitura: 3 minutos

De acordo com Daniel Goleman, psicólogo formado pela universidade de Harvard, a inteligência emocional (IE) no trabalho corresponde à nossa capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e os sentimentos alheios.

Nossa capacidade de motivação – tanto no que diz respeito a nós mesmos e aos demais – e gestão de emoções também fazem parte dessa habilidade mental.

E se a empresa fosse um time de futebol?

Imagine que a sua empresa é um time de futebol: esportistas que não apresentam bem-estar emocional tendem a ter um resultado muito abaixo do esperado. Mesmo que sejam atletas de destaques e considerados craques.

Nas empresas ocorre o mesmo: o profissional instável emocionalmente, tem sua produtividade prejudicada ao desempenhar suas funções e acaba puxando o time para baixo.

Conhecendo a inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional no trabalho compreende dois outros tipos de inteligência: a intrapessoal e a interpessoal.

A primeira, diz respeito à capacidade de compreender a si mesmo e apreciar seus próprios sentimentos, medos e motivações. Já a segunda, lida diretamente com os desejos, motivações e sentimentos dos outros.

Dificilmente você conseguirá desenvolver uma sem a outra.

Conhece-te a ti mesmo: a inteligência intrapessoal

Para desenvolver a sua inteligência intrapessoal, você deve trabalhar algumas etapas:

Autoconhecimento emocional: reconhecer suas próprias emoções e sentimentos;

Controle emocional: saber lidar e dominar seus sentimentos de acordo com cada situação;

Automotivação: dirigir seus sentimentos em direção a um objetivo ou realização pessoal.

Reconhecendo o outro: a inteligência interpessoal

O mesmo ocorre com o desenvolvimento da sua inteligência interpessoal, que precisa, acima de tudo, que você reconheça e se coloque no lugar do outro:

Organização de grupos: habilidade essencial em líderes. Envolve iniciativa e coordenação de um grupo;  

Negociação de soluções: mediação; age prevenindo e resolvendo conflitos;

Empatia: identificar e compreender os desejos e sentimentos alheios, canalizando-os para a realização do interesse comum;

Sensibilidade social: capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.

Como desenvolver e aplicar minha inteligência emocional no trabalho de RH?

Você concorda que ser liderado por, de fato, um líder e não um chefe, é muito mais prazeroso e contribui para a melhora de resultados da empresa?

Aplicando a inteligência emocional no trabalho, mostrando interesse nas questões pessoais dos colaboradores, você se torna uma liderança. Dessa forma, você conquista a confiança dos funcionários e os torna leais à empresa.  

No que toca os processos seletivos, a aplicação da inteligência emocional no trabalho também ajuda: valorize candidatos que saibam trabalhar em equipe, tenham iniciativa, liderança, adaptabilidade e empatia.

Treino, treino e mais treino

Desenvolver sua IE é como desenvolver qualquer outra habilidade: você só atinge a perfeição com a prática. Treine até as habilidade da IE tornarem-se espontâneas para você.

Fazer planilhas com as competências que precisam ser desenvolvidas pode ajudar. Aproveite não só sua vida profissional, mas a pessoal também para praticar sua IE.  

Em outras palavras, os sentimentos e habilidades humanas são alavancas para o bom funcionamento das empresas. Saiba usá-los e torne sua empresa imbatível.

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