Tempo de leitura: 4 minutos
É comum que funcionários solicitam o pagamento do vale transporte em dinheiro. Mas, você, como gestor de RH, não deve ceder ao pedido – ou até a tentação – de pagar VT em dinheiro.
“Mas e se o colaborador insistir?” Bem, pensamos em 11 respostas para você dar para esse pessoal teimoso:
O que falar para colaboradores que pedem vale transporte em dinheiro?
1 – Não podemos. É ilegal!
De acordo com a lei, vale transporte não pode ser pago em dinheiro juntamente com o salário, já que não faz parte da remuneração.
2 – Não queremos correr o risco de atrasar o seu VT!
Sim, sabemos que você é um RH super organizado, mas admita: pagar vale transporte em dinheiro abre um espaço enorme para erros, falta de pagamento e atrasos…
Ahhh você finalmente decidiu aparecer…
3 – Seu VT não faz parte do salário!
Muitos colaboradores pensam que o pagamento do VT corresponde a uma parte do salário, mas não! O vale transporte é, como falamos, um pagamento antecipado para que o funcionário possa se deslocar ao trabalho e não um “a mais” na remuneração final.
VT não é remuneração!
4 – Não, seu VT NÃO pode se misturar à remuneração de maneira nenhuma!
Pagar vale transporte em dinheiro pode acarretar algumas complicações para empresa e funcionário. Mas, este último ainda corre o risco de confundir o valor com o restante do salário e ficar sem VT até o final do mês!
Quando o VT termina…
5 – Nós fazemos questão de pagar seu VT na integralidade!
Com o vale transporte pago em cartão, não há risco de haver tributação sobre o VT. Por outro lado, se o VT for encorpado ao salário em dinheiro, poderão haver descontos e impostos em cima do valor.
6 – Nós ficaremos à mercê de um processo trabalhista!
Como dissemos, pagar vale transporte em dinheiro é ilegal. E se uma empresa faz algo ilegal, corre grandes riscos de enfrentar um processo trabalhista – o que é sempre ruim e acaba afetando, principalmente, a imagem da organização no mercado.
Pagar vale transporte em dinheiro: a maneira mais rápida de estressar o RH
7 – O VT no cartão é uma regra de organização do setor!
Imagine só a confusão em pagar todos os colaboradores com VT em dinheiro… é para estressar qualquer um!
8 – Vem de carro? Vale combustível está aí para isso!
Muitos funcionários solicitam o vale transporte em dinheiro porque não utilizam transporte público para ir trabalhar. No entanto, a empresa pode substituir o VT pelo VC, ou vale combustível.
9 – É uma regra da empresa!
“Por que você não pode pagar o vale transporte em dinheiro para mim? É tão fácil!” Sim, muito fácil… já imaginou fazer o depósito de cada colaborador com a quantia correta de VT para cada um? Cansamos aqui só de imaginar.
10 – Estamos ajudando você a não gastar o dinheiro do transporte de forma indevida!
É comum que os colaboradores vejam o VT – quando pago em dinheiro – como uma renda extra. Mas o VT não é salário! Portanto, argumente que você os está ajudando a manter esse valor a salvo, já que se receber em dinheiro, ele pode acabar gastando em uma emergência e, posteriormente, terá de tirar dinheiro de seu próprio salário para arcar com custo de transporte até o trabalho.
E por último, mas não menos importante…
11 – Eu não quero ser demitido!
Gestores de RH podem, no mínimo, ser demitidos se esquematizarem o pagamento dos funcionários do VT em dinheiro. Preste bem atenção: falamos que é o mínimo. Processos trabalhistas também podem ocorrer.
Todo mundo demitido!
Quer saber tudo sobre VT? CLIQUE AQUI
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.