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Employer branding é um excelente benefício para atrair e reter talentos. Considerando a crescente taxa de turnovers no país, reter talentos se torna essencial para o bom desenvolvimento da empresa.
Mas o que envolve Employer Branding? Toda estratégia do método envolve utilizar, em conjunto, ações entre os colaboradores da empresa, promovendo um maior bem-estar e, consequentemente, maiores engajamento e retenção de talentos nas organizações.
Gestão de talentos e retenção de funcionários: por que é importante?
Primeiro, garantir um benefício para atração e retenção de talentos faz com que seus colaboradores se identifiquem mais com a proposta da empresa. Ou seja: eles vestirão a camisa.
Mais ainda, eles sentirão que a empresa se preocupa de forma genuína com a sua situação. E, se você preza bons resultados, despertar esse sentimento é imprescindível, já que são eles que estão na linha de frente da empresa.
Além disso, investir em políticas que trazem benefícios para atrair e reter talentos diminuem – muito! – seus custos com processos seletivos e remanejamento de time. Esse impacto poderá ser sentido nos níveis de produtividade da empresa.
Trabalhe sua reputação com empregador
Em uma tradução livre, podemos considerar que Employer Branding significa, literalmente, reputação do empregador. E trabalhar essa reputação é a chave para conquistar a confiança e lealdade dos seus colaboradores.
Mas não se engane: ao pensarmos em retenção de talentos fazemos uma ligação direta com políticas de remuneração. No entanto, por mais que isso seja um fator importante, não é o suficiente.
Ao considerar o Employer Branding como uma estratégia para a sua empresa, tenha em mente que ela visa os colaboradores e não os clientes. Por outro lado, uma não pode se dissociar da outra, uma vez que os valores da companhia não mudam.
Employer Branding: resultados estáveis, mas a longo prazo
Tenha em mente uma coisa: resultados rápidos somem com facilidade. Resultados a longo prazo são muito mais estáveis e dão segurança para sua empresa se desenvolver.
Esse é o caso do Employer Branding. Até você passar por todas as etapas de planejamento e execução de ações e obter o resultado de tudo o que foi feito, algum tempo será necessário. E lembre-se: essa estratégia requer trabalho contínuo!
Para que a implementação do método seja bem-sucedida, é preciso compreender bem quais são os valores da empresa e qual o perfil dos seus colaboradores. Assim, você cria benefícios para atrair e reter talentos de forma certeira.
Como montar uma estratégia de Employer Branding de sucesso?
Em primeiro lugar, lembre-se de que o que funciona nessa área é um conjunto de iniciativas, não ações isoladas. Assim, o primeiro passo é definir os valores que vão sustentar a estratégia.
Sendo assim, um projeto de Employer Branding precisa ser construído a partir dos pilares estratégicos da empresa, ou seja, deve ser orientado pela sua cultura empresarial e por tudo o que a empresa acredita ou pensa ser importante.
Confira abaixo os três passos principais para uma boa estratégia de Employer Branding:
- Planejamento
- Foco
- Experiências
Não esqueça de avaliar o dia a dia da sua equipe. De outro modo, a experiência proposta pode, ao invés de se tornar um benefício para atrair e reter talentos, atrapalhar a rotina.
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