Engajando seus colaboradores com os benefícios do PPR e PLR: você sabe como fazer isso?

Tempo de leitura: 3 minutos

Imagine só: você, despreocupado em traçar planos impossíveis para fazer com que seus colaboradores se tornem engajados. Já seus funcionários, eles estariam correndo atrás das metas e trabalhando como se a empresa fosse deles.

Sonho?

E se dissermos que esse cenário ideal é totalmente alcançável? Sim! Basta você investir nos Programas de Participação nos Resultados ou Participação nos Lucros e Resultados!

Mas você sabe o que são o PPR e o PLR? Ou melhor, sabe como aplicá-los na sua empresa?

O que é PPR?

O Programa de Participação nos Resultados – ou PPR – tem como objetivo premiar os colaboradores pelo atingimento das metas. Sendo assim, podemos perceber que ele diz respeito a ações mensuráveis.

“Mas como assim ‘premiar’?”, você pode estar se perguntando. Bem, se a empresa bater as metas pré-estabelecidas, os funcionários irão receber uma recompensa (que pode ser um bônus em dinheiro).

O que é PLR?

No entanto, se você preferir trabalhar com o lucro como meta principal, nós temos o PLR – ou Programa de Participação nos Lucros e Resultados. Dessa forma, além de atingir os resultados, a empresa também precisa lucrar.

Sendo assim, a distribuição do valor entre os funcionários será feita com esse mesmo lucro. Afinal, se a empresa ganhou mais dinheiro do que o esperado pelo trabalho dos colaboradores, é justo que seja compartilhado com eles, não?

Por que investir nas metodologias de PPR e PLR?

Uma das maiores dúvidas quanto às ações de PPR e PLR é: dá certo? Não é mais provável que a empresa tenha prejuízo com esse compartilhamento? Saiba que os dois programas são metodologias testadas no mercado e sim, elas dão certo!

No entanto, é justamente a dúvida e a desconfiança que faz com que tão poucas empresas invistam nessas práticas. O que, para sua sorte, faz com que os programas de PPR e PLR possam ser diferenciais para o seu negócio, atraindo mais colaboradores – e caprichando na retenção de talentos.  

Como o PPR e o PLR vão fazer a equipe se apaixonar por metas?

Ora, o próprio sistema de funcionamento da sociedade se dá através da recompensa. Por que o mesmo não poderia ser feito no ambiente de trabalho?

Não é segredo para ninguém que está intrínseco no ser humano a necessidade de ser recompensado, de alguma forma, pelo seu “bom comportamento” ou desempenho – até mesmo um feedback positivo está inserido no sistema de recompensa.

Logo, a motivação é principal elemento da produtividade. E para promover a motivação, recompensas como o PPR e o PLR são cruciais para gerar melhores resultados para a empresa.

No entanto, nem tudo são flores no mundo das recompensas…

Nem tudo é perfeito, portanto, é natural que você precise ter alguns cuidados ao aplicar o PPR ou o PLR na sua empresa. Tenha em mente que é preciso implantar os programas da forma mais correta e transparente possível se você quer que as ações tragam resultado e impactem positivamente a produtividade.

Ou seja: nada de enganar seus funcionários para manter o lucro da empresa ou não dividir os resultados! Ambos os programas representam uma relação de parceria que só deve ser fortalecida.

image1 (10)


A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Comentários