Saiba como aumentar a produtividade da equipe com essas dicas rápidas!

Tempo de leitura: 4 minutos

Como aumentar a produtividade das equipes? Essa é uma dúvida comum no meio corporativo. E não é para menos, já que mais de 50% dos colaboradores se encontram insatisfeitos no próprio trabalho.

No entanto, mesmo que a desmotivação e a falta de engajamento não sejam grandes problemas para o seu negócio, é sempre bom ficar de olho em dicas para aumentar a produtividade e mirar nos melhores resultados, não é?

Abaixo, você confere as principais dicas que nós, da Valesul, separamos para você aumentar (muito) a produtividade do seu time!

Dicas rápidas para você aprender como aumentar a produtividade da equipe sem mistério!

1 – Seja Agile

Adote a metodologia agile, ou seja: seja ágil na definição das suas metas. Para fazer isso, o melhor pode ser quebrar o trabalho em pequenos pedaços para que possam, em seguida, tornarem-se facilmente gerenciados.

2 – Busque dar os instrumentos necessários aos seus colaboradores

Já pensou que um dos motivos pelo qual a produtividade possa estar decaindo é a falta de ferramentas adequadas? Seja um software ou até mesmo uma máquina de café. Você deve SEMPRE fornecer ferramentas e infraestrutura que facilitem a vida do seu colaborador.

Para resolver essa questão, basta realizar uma rápida pesquisa com os seus funcionários: eles acham que falta alguma coisa para que o trabalho se torne mais ágil?

Cuidado com a armadilha das reuniões em excesso!

3 – Faça reuniões regulares – mas não reuniões excessivas!

Com essa tática de como aumentar a produtividade, é necessário cuidado. Afinal, você não quer transformar reuniões regulares em reuniões excessivas e desnecessárias, não é?

Utilize esses momentos como oportunidades para compartilhar sua visão da equipe e das funções que estão sendo desempenhadas. Não esqueça de fornecer feedback individual. Assim, você garante que todos trabalhem alinhados e em consonância.

4 – Já tentou dar feedbacks em tempo real?

Isso vale tanto para feedbacks positivos quanto negativos. Tenha em mente que dar feedbacks na hora são um ganho no quesito tempo. Além disso, evitam retrabalho e capacitam melhor os colaboradores a gerenciar suas próprias funções.

Como aumentar a produtividade da equipe implementando um programa de recompensa?

5 – Implemente um programa de recompensa por performance

Você já pensou em gerar engajamento apostando em recompensa por performance? Não? Então talvez esteja na hora de você estudar um pouco sobre PPR e PLR. Ambos funcionam como um sistema de recompensa por atingimento de metas. É receita certeira para aumentar a produtividade da equipe!

6 – Seus funcionários trabalham demais? Então pense na criação de um limite de horas!

Nada é menos saudável para um colaborador do que ficar horas e horas a mais no escritório. Vamos combinar, a rotina de 8 horas diárias já é mais do que suficiente e uma das maiores do mundo!

Para evitar o estresse dos colaboradores, o dial é criar um sistema de limite de horas. Existem várias maneiras de trabalhar assim: desde proibir que os colaboradores levem os notebooks para casa, como fechar a empresa automaticamente em uma determinada hora (às 19h, geralmente)

Já pensou nos benefícios do movimento para a produtividade dos colaboradores?

7 – Movimente-se!

Estimule o movimento. Além de ser saudável para os colaboradores, também estimula a produção de hormônios do bem-estar. Invista em ginástica laboral ou até mesmo em aplicativos que monitoram as atividades físicas dos funcionários.

8 – Permita que seus funcionários possam gerenciar suas próprias tarefas

Dê mais controle aos funcionários. Sabemos que, como gestor, é difícil abrir mão do gerenciamento das tarefas, mas acredite: autonomia faz a produtividade aumentar. Quando os funcionários recebem a oportunidade de controlar seus próprios objetivos, eles se tornam mais responsáveis e motivados.

bhw_201903_cta_valesul


A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Comentários