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Falar sobre a Teoria U não é exatamente uma tarefa fácil devido a profundidade que é possível alcançar. As transformações que ela viabiliza, por sua vez, também são profundas.
Comecemos pelo básico: a Teoria U nada mais é do que um conjunto de técnicas e práticas pensadas para resolução de problemas e, por consequência, aumento da produtividade.
Mas como aplicar a Teoria U na prática e introduzir esse modelo de gestão na rotina da sua equipe?
Sobre o U da Teoria
O formato da letra U é o que explica o nome. Chegamos aos princípios básicos da teoria ao analisarmos as características visuais da letra como descida, profundidade e subida. Entenda:
- Sentir: No que refere-se à descida, é necessário se conectar com o sentir. Abrir-se para o novo, estar disposto a interagir, pensar em novas ideias e se desprender de padrões de pensamentos antigos;
- Estar presente: O estar presente acontece quando chegamos ao fundo, onde é possível realizar descobertas de si mesmo, entender nossa visão e nossos propósitos;
- Realizar: A subida faz parte, enfim, da realização. Após todos os processos e descobertas, chega o momento de por em prática tudo o que foi aprendido. Realizar nada mais é do que fazer acontecer;
Resistência à mudanças
É verdade que o ser humano é resistente a mudanças por natureza. No entanto, da mesma forma, que possui capacidade enorme de adaptar-se. Essa contradição diz muito sobre a complexidade de lidar com pessoas.
Para um bom líder, olhar para sua equipe com empatia é essencial. Qualquer mudança que afete a rotina da sua equipe tende a não ser bem recebida, mas você sabe porque isso acontece?
Toda mudança tem um motivo, a Teoria U explica que quando não fazemos parte da tomada de decisão, fica muito mais difícil entender as razões pelas quais aquela mudança será importante.
É preciso trabalhar com uma equipe integrada, pensante e ativa.
Engajamento a partir da Teoria U
O principal desafio de um gestor, sem dúvidas, é manter a equipe engajada. Porém, muitas vezes mudanças precisam ser feitas e o engajamento costuma ir por água abaixo.
A Teoria U diz que, é preciso trabalhar a comunicação efetiva, estabelecendo níveis sinceros de relação onde o colaborador entende os processos e mecanismos usados para tomada de decisão.
Incluir seus colaboradores nos processos ajuda a fazer com que eles se sintam parte do todo. Assim, eles apropriam-se da responsabilidade de resolver problemas com mais facilidade e, por consequência, ficam mais engajados na causa.
Então, pronto para aplicar a Teoria U com a sua equipe?
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