Você sabe o que é Onboarding e como implantá-lo na sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é um líder, então sabe o quão desafiador pode ser encontrar o profissional ideal – e integrar esse profissional à empresa. Ainda bem que existem inúmeras formas de facilitar esse processo, deixando-o até mais ágil. E sim, estamos falando do onboarding.

Mas o que é onboarding?

Onboarding é o conjunto de procedimentos que visam adaptar e capacitar os profissionais recém-ingressados em uma empresa, fazendo com que eles se insiram na cultura organizacional da companhia. Em inglês, onboarding significa precisamente “embarcar”. Ficou claro o trocadilho, não é?

Onboarding: uma solução para diminuir o turnover?

Um dos objetivos das empresas que implantam o onboarding é reduzir as taxas de turnover. Como o onboarding pode ajudar nisso? Simples: uma vez que o funcionário experimentar o sentimento de pertencimento, seu vínculo com a empresa ficará mais forte.

Mas como aplicar o onboarding nos novos funcionários?

Bem, na verdade o processo já começa antes mesmo do primeiro dia de um novo colaborador. Um processo de integração bem sucedido inicia já durante o recrutamento e a contratação.

Aplicando o onboarding em novos funcionários

1 – Explique tudo antes mesmo da entrevista

A orientação deve começar antes que um candidato seja formalmente contratado. Ou seja: o melhor é inserir o máximo de informações sobre o ambiente de trabalho e cultura da empresa na seção de “trabalhe conosco” do seu site ou no anúncio do cargo.

Dessa forma, é mais provável que você atraia candidatos mais engajados com os objetivos e a cultura de sua empresa – e que tenham maior potencial de ser altamente produtivos.

2 – Amenize a burocracia

Uma nova contratação vai exigir o preenchimento de muita papelada. Então, por que não facilitar? Dica: use a internet e a digitalização de papéis como aliados. Acredite, muito tempo pode ser poupado aqui.

Imersão na cultura da empresa diminui taxas de rotatividade

3 – Fique atento ao primeiro dia de trabalho dos novos colaboradores

O primeiro dia de trabalho nunca é fácil – nem para o gestor, nem para o funcionário.

Sendo assim, é essencial evitar o excesso de informações em cima do novo colaborador. Apresente apenas informações básicas de uma forma fácil de serem compreendidas.

4 – Tecnologia a seu favor

Formulários digitais são apenas uma forma de utilizar a tecnologia a seu favor. Certifique-se que seu site também tenha uma boa navegabilidade em aparelhos móveis, como smartphones e tablets.

Apresentar a cultura da empresa em formato de vídeo sobre o produto/serviço e sobre a cultura em formato de vídeo também podem ajudar no onboarding. Isso permite que os funcionários revejam os conteúdos várias vezes e tenham um acesso mais fácil.   

E aí? Pronto para implantar a lógica do onboarding na sua empresa e acabar com o turnover?

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