Tempo de leitura: 2 minutos
Como definir um bom salário sem comprometer a empresa ou colocar em risco o bem-estar dos funcionários? Quando se trata de pretensão salarial, tudo deve ser planejado com cuidado para que todos os lados saiam ganhando.
Funcionários que se sentem mais valorizados mostram um resultado muito melhor e são engajados com as atividades da empresa. Mas claro, nem sempre é fácil definir o que é um bom salário.
O que ponderar na hora de definir um bom salário?
Antes de mais nada, você deve prestar atenção no percurso acadêmico dos colaboradores. Quanto maior o grau de formação, maior deve ser o valor do salário para que haja a devida valorização.
Funcionários que mostram dominar suas atividades e que têm pleno potencial de crescimento também devem ser valorizados. Quanto melhor o desempenho, maior a probabilidade de promoções.
A localização da empresa também pode influenciar na hora de negociar salário e benefícios. Colaboradores que precisam pegar mais de um ônibus, por exemplo, podem ter aumento no VT.
Como estipular salário: fique atento à média do mercado!
Não adianta: é necessário pesquisar o que está acontecendo no mercado e tentar ser coerente com realidade. Salários muito abaixo do esperado podem atrair competências de baixo nível ou contribuir para uma alta taxa de rotatividade.
E claro, a pesquisa sobre média salarial deve ser feita levando em consideração empresas de mesmo porte, ramo e tamanho que a sua. Caso o contrário, prejuízos podem acontecer.
De olho nos salários internos
É importante que você se mantenha atento aos salários que paga a seus outros funcionários. Sempre há a possibilidade do valor ser muito superior aos outros cargos…
Essa situação quase sempre gera desconforto e dá espaço para brigas e desentendimentos no local de trabalho.
O papel do RH estratégico: agregue um pacote de benefícios
Um fator que deve ser levado em consideração ao pensar no salário dos seus funcionários é o pacote de benefícios que você oferece. Alimentação e Transporte são básicos e você deve pensar em oferecer outros tipos de benefícios.
Dessa forma, o colaborador se sente muito mais valorizado, independente da quantia salarial. Caso sua empresa pague bons treinamentos, por exemplo, é possível atrair e reter muitos talentos.