Tempo de leitura: 3 minutos
Qual é a melhor escolha: VA ou VR? Essa pergunta é muito comum nas empresas. Então, viemos de uma vez por todas te ajudar a escolher dentre as opções.
Chamamos de VA o benefício de vale-alimentação e de VR o benefício de vale refeição. Engana-se quem acredita que estamos falando de benefícios obrigatórios.
Entretanto, trata-se de uma poderosa ferramenta de retenção de talentos. Por isso, vamos explicar qual a diferença entre os dois benefícios, o que diz a lei sobre eles e ainda responder a pergunta: VA ou VR?
VA ou VR: Qual a diferença?
Apesar de serem benefícios muito semelhantes e que possuem o mesmo propósito (alimentar o colaborador), existem algumas diferenças significativas. Por exemplo:
- Vale-alimentação: benefício para adquirir produtos do gênero alimentício, comumente aceito em mercados e padarias;
- Vale refeição: benefício fornecido para adquirir refeições prontas, como almoços e jantares, mais comumente aceito em restaurantes e lancherias.
O vale-alimentação costuma ser utilizado para as compras do mês. Assim, acaba sendo um benefício que possibilita uma alimentação saudável para toda a família. É importante ressaltar que não é possível comprar bebida alcoólica com o VA.
Já o vale refeição costuma ser utilizado para refeições em restaurantes ou lancherias. Aqui, a ideia é dar comodidade, praticidade e conforto para a alimentação diária do colaborador.
O que diz a lei?
Como já mencionamos no início deste post, os benefícios de VA ou VR não são previstos na CLT. Sendo assim, entende-se que o salário deve ser utilizado para suprir essa necessidade.
Porém, alguns sindicatos de categoria incluem o VA ou VR no acordo estabelecido. Assim, as empresas que seguem essas convenções possuem a obrigações de oferecer aos seus funcionários o valor mínimo que foi estabelecido.
Também existem programas como o PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador, que é uma iniciativa governamental para incentivar o empregador a oferecer alimentação de qualidade aos seus funcionários.
O PAT utiliza de benefícios fiscais como forma de incentivo. Ou seja, empresas tributadas pelo Lucro Real, que aderem ao programa podem deduzir até 4% do imposto de renda.
Ainda assim, é cada vez mais comum que as empresas utilizem esses benefícios, mesmo que não obrigatórios, como forma de atrair talentos e valorizar seus funcionários.
Mas afinal, qual é a melhor escolha: VA ou VR?
A resposta é muito simples: deixe que seus colaboradores escolham o que é melhor para eles.
As empresas que deixam essa escolha em aberto costumam agradar mais seus funcionários. Afinal, dessa forma é possível que cada funcionário escolha a opção mais adequada às suas necessidades e a sua rotina.
Caso não seja possível deixar que os funcionários escolham, pense em realizar uma pesquisa para saber o que a maioria prefere.
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.