Teste rápido: o absenteísmo é um problema para a sua empresa?

Tempo de leitura: 2 minutos

Seus funcionários não vão trabalhar mais de algumas vezes por mês? Você costuma ter que se virar para garantir que a produtividade da empresa não caia? Bem, talvez o absenteísmo nas empresas seja o mal por trás de toda a sua dor de cabeça. Vamos descobrir?

Teste rápido: sua empresa sofre do mal do absenteísmo?

1 – Seus funcionários costumam dar desculpas para não irem trabalhar?  

2 – Essas desculpas ocorrem mais de uma vez por mês?

3 – Você nota que quando os colaboradores estão no ambiente de trabalho eles parecem desmotivados e/ou cansados?

4 – Você nota que a produtividade da empresa vem caindo ao longo do tempo e que o capital humano tem grande responsabilidade nisso?

5 – Você nota que seus funcionários costumam se estressar ao longo da jornada de trabalho?

Absenteísmo no trabalho: é ou não um problema na sua empresa?

Se você respondeu não a todas as perguntas, parabéns! O absenteísmo é um problema que passa longe da sua empresa – um grande mérito do setor de RH. Agora, se você começou a se preocupar com a quantidade de sim….

O absenteísmo pode estar se tornando um dilema e será preciso lidar com ele o mais rápido possível. O melhor é fazer uma levantamento das informações e de quais profissionais mais faltam. Quem são? Quais são suas atividades? Eles pertencem a qual setor?

Só depois dessa análise será possível identificar a raiz do problema: será excesso de trabalho? Falta de feedback? Falta de benefícios trabalhistas? Dessa forma, você será capaz de resolver o problema de absenteísmo na sua empresa e resgatar a produtividade e motivação!

image2


A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Comentários