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Recrutamento e seleção: os 8 erros mais comuns

Valesul Benefícios 11 de julho de 2019 Recrutamento e seleção

Tempo de leitura: 4 minutos

Você acha que apenas o candidato que está sendo entrevistado comete erros durante a entrevista? Então, temos uma notícia: todos os profissionais envolvidos no processo de recrutamento e seleção estão sujeitos ao erro.

Neste post, listamos os 8 erros mais comuns que são cometidos durante todo o processo de recrutamento e seleção. E isso vai desde a divulgação da vaga até a escolha do melhor candidato. Acompanhe!

  • Não divulgar a vaga corretamente

Escolher os canais de divulgação de acordo com o perfil da vaga é fundamental.

Porém, muitas vezes, os profissionais de RH não se atentam a isso e acabam divulgando a vaga em canais muito genéricos. Por consequência, recebem currículos genéricos.

Também é importante ressaltar: seja sempre honesto quanto às funções que serão exercidas. De nada adianta criar uma descrição super atrativa da vaga se as informações não forem verdadeiras.

  • Não saber qual é a cultura organizacional da empresa

Esse costuma ser um dos erros mais comuns durante o processo de recrutamento e seleção: não conhecer a cultura organizacional da empresa. As expectativas da empresa devem ser alinhadas com o perfil do funcionário contratado.

O recrutador precisa conhecer e saber explicar para o funcionário, de forma clara e com precisão, como a empresa funciona e qual é sua cultura organizacional.

  • Acreditar cegamente no currículo e não aplicar testes técnicos

Esse é um erro bobo no processo de recrutamento e seleção, mas ainda assim, muito comum. Se tem uma coisa que não podemos negar, é que muitos candidatos mentem no currículo.

Por menor ou maior que seja a mentira, ela pode impactar muito na escolha do candidato mais qualificado para a vaga ofertada. Por isso, é extremamente importante aplicar testes técnicos e apurar a veracidade das informações.

  • Julgar por características físicas e pessoais

Além de ser um grande erro é extremamente antiético considerar aspectos pessoais como orientação sexual, gênero, cor da pele, idade, entre outros. Jamais brinque dessa forma com a dignidade dos candidatos. A empresa pode acabar arcando com processos por danos morais, por exemplo.

É preciso focar no que a empresa precisa de forma profissional, deixando de lado qualquer crença ou idéia preconceituosa que possa interferir no processo de escolha.

  • Não explicar os detalhes da vaga

Os detalhes da vaga devem ser expostos desde o início da entrevista. Muitos recrutadores cometem o erro de não explicar questões como local de trabalho, horário e até mesmo salário durante a entrevista.

Isso pode gerar muitas dúvidas no candidato ou até mesmo afastá-lo, fazendo com que a empresa perca potenciais talentos ou contrate profissionais que não são adequados para a vaga.

  • Não saber conduzir a entrevista de forma profissional

O primeiro contato que o profissional terá com a empresa, na maioria das vezes, ocorre com o recrutador. Muitos recrutadores esquecem que assim como eles, os candidatos também estão avaliando a empresa.

Sendo assim, o profissional responsável pela entrevista deve estar bem preparado para conduzi-la de forma profissional, sendo cordial e atencioso.

De maneira nenhuma demonstre ar de superioridade. O objetivo principal do recrutador deve ser deixar o candidato confortável para mostrar todo o seu potencial.

  • Não fazer uma escolha estratégica

Na maioria das vezes, a ideia é que o profissional contratado permaneça por muitos anos trabalhando na empresa. Tenha em mente isso quando for escolher um candidato: o planejamento estratégico da empresa deve ser o grande guia.

Pense onde a empresa pretende chegar, quais objetivos devem ser alcançados e se eles estão alinhados com o perfil e os objetivos do candidato.

  • Não dar retorno aos candidatos

Outro erro muito comum: descartar completamente o candidato após ele não ter sido selecionado. Dessa forma, a empresa passa a impressão de que não se importa mais com ele.

Dar retorno ao candidato é um ato de respeito, empatia e humanidade. Além de, claro, contribuir para uma boa imagem externa.

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