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Quer funcionários mais empenhados? Então saiba tudo sobre gestão de pessoas

Valesul Benefícios 29 de agosto de 2019 Dicas de Produtividade para RH, Gestão de pessoas e RH

Tempo de leitura: 3 minutos

As habilidades de liderança e gestão de pessoas são uma arte! Mas, para dominar essa arte, é preciso muito estudo, dedicação, empatia e humanidade.

É muito importante pensar que o nome “gestão de pessoas” não é à toa. É preciso reconhecer, antes de mais nada, as pessoas são a grande engrenagem que fará sua empresa atingir o sucesso.

Por isso, listamos as principais etapas do processo estratégico de gestão de pessoas. Assim, você terá uma visão muito mais clara sobre sua equipe, facilitando o alcance de melhores resultados. Acompanhe!

Liderança e gestão de pessoas: comece pelo diagnóstico

Primordialmente, é preciso saber qual é o ponto de partida. Então, realizar um diagnóstico da situação atual é essencial para saber avançar em uma estratégia de liderança e gestão de pessoas.

Indicamos um dos métodos mais eficientes de diagnóstico: a análise SWOT.

Ela vai auxiliar você, gestor, a ter uma visão clara e objetiva dos pontos essenciais que devem ser considerados no planejamento estratégico. 

Os indicadores que devem ser explorados a partir das informações da organização como um todo, são:

  • Forças (Strength);
  • Oportunidades (Opportunities);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Ameaças (Threats). 

Assim, tendo esses pontos bem definidos, fica muito mais fácil saber quais ações devem ser priorizadas.

Tenha metas, objetivos e estratégias definidas

Depois de realizar o diagnóstico, use ele para auxiliar a definição de metas, objetivos e estratégias do seu processo de gestão de pessoas.

Defina quais são os objetivos primários e secundários e quais serão as ações que você irá realizar para atingir as metas estabelecidas.

É comum que alguns gestores estabeleçam metas sem um prazo certo, ou seja, muitas vezes elas acabam ficando só no papel. Por isso, não esqueça de estabelecer prazos para que as metas sejam cumpridas.

Além disso, também é importante definir questões como:

  • Quem será responsável por essa ação;
  • Qual o orçamento disponível;
  • Quais são os riscos, prevendo ações de emergência.

Não esqueça de qualificar seus funcionários constantemente

Você lembra que no início deste post nós falamos que “as pessoas são a grande engrenagem que fará sua empresa atingir o sucesso”? Pois então, investir na qualificação constante dos seus funcionários é essencial e a chave para esse processo. 

Precisamos te contar que, um bom planejamento estratégico de liderança e gestão de pessoas não funciona sem investir na qualificação dos seus funcionários.

Assim, você garante mão de obra qualificada para por em prática as estratégias que foram definidas.

Assuma métodos de avaliação de desempenho

Por fim, é preciso saber se o seu planejamento estratégico de liderança e gestão de pessoas está dando certo. 

Existem diversas formas de conseguir essa resposta, mas, focando diretamente na performance dos colaboradores envolvidos, recorrer a um método de avaliação de desempenho é o caminho mais fácil e eficiente.

Mecanismos de avaliação de desempenho de colaboradores são o primeiro passo para analisar e diagnosticar o comportamento e rendimento de um funcionário em específico ou de um grupo.

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