Tempo de leitura: 3 minutos
Sabemos que não existe apenas um perfil de liderança, mas sim vários. Por isso, é importante saber identificar qual é o perfil ideal para cada equipe de trabalho.
Na série Game Of Thrones é possível observar diversos perfis de liderança, já que grande parte dos personagens são inspiradores e representam grandes líderes.
O que os personagens do continente de Westeros tem para nos ensinar sobre perfil de liderança?
Jon Snow
O filho bastardo de Ned Stark, que se tornou o Rei do Norte e aspirante direto ao Trono de Ferro, é o que chamamos de líder nato. Capaz de comandar grandes equipes com discursos motivadores.
Esse tipo de líder costuma funcionar muito bem com equipes que estejam desmotivadas.
Jon Snow tem um perfil de liderança que segue seus ideais cegamente. No entanto, no mercado de trabalho é preciso ter cuidado! Às vezes é importante manter-se atento à realidade para não se perder em ilusões.
Daenerys Targaryen
A “Mãe dos Dragões” tem um grande desenvolvimento ao longo da série. Mas, ao contrário de Jon Snow, não tem o perfil de líder nata. A sua liderança foi construída ao longo do tempo e conta com a participação de outros personagens em suas decisões.
Porém, ela possui uma qualidade extremamente importante e que costuma ser rara no mercado de trabalho: empatia.
É um perfil de liderança que costuma ter a confiança dos colaboradores facilmente e um poder de convencimento alto. Excelente perfil para se ter no RH da empresa!
Arya Stark
Longe de ser aquilo que esperam dela, Arya Stark quer construir sua própria história. Uma personagem forte que sabe muito bem o que quer e não mede esforços para alcançar seus objetivos. Nenhum esforço mesmo!
Arya seria vista no mundo corporativo como a líder que pensa fora da caixa. Afinal, ela desafia padrões e gosta de inovar.
Porém, a pequena Stark tem personalidade individualista. Logo, esse perfil de liderança se encaixa melhor em empresas que valorizam a singularidade de cada profissional.
Cersei Lannister
É possível perceber que GOT está cheia de mulheres fortes, não é mesmo? Cersei Lannister é mais uma delas. A rainha de Westeros nunca se contentou em ser apenas a esposa de um nobre. E está errada?
Apesar de lutar por seus objetivos, a sua ambição muitas vezes é voraz. Sua ganância, na maior parte das vezes, flerta com a crueldade. Podemos dizer que Cersei se tornou a grande rainha cometendo muitos erros…
No entanto, ela é uma líder capaz de chegar ao auge da carreira muito rápido. A melhor característica desse perfil de liderança é sua determinação – Cersei não esmorece diante de nenhuma dificuldade.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveita e segue a gente no Linkedin.
Créditos de imagem: DIVULGAÇÃO/Google
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.