Entrevista de emprego: o que a linguagem corporal do entrevistado pode dizer?

Tempo de leitura: 3 minutos

Focar apenas no currículo do candidato em uma entrevista de emprego é uma técnica ultrapassada.

Para entender bem o perfil do profissional entrevistado, o responsável pelo processo de recrutamento e seleção, deve estar atento aos sinais.

Os gestos podem revelar muito sobre o candidato!

Nesse post, falaremos sobre a linguagem corporal dos candidatos em um entrevista de emprego e como ela pode ajudar o trabalho do entrevistador.

image2

Entrevista de emprego: o que a linguagem corporal do entrevistado pode dizer?

Sabemos que em um processo seletivo, diversos fatores podem influenciar. Dessa forma, a nossa dica é que a linguagem corporal seja um deles.

Você já terminou uma entrevista pensando que o candidato é ótimo mas ficou com um sensação ruim, como se não tivesse sentido “firmeza” no candidato?

Isso deixou você em dúvida quanto a contratar ou não, certo?

Sendo assim, é importante não ignorar seus instintos, isso pode ser um sinal do seu subconsciente em relação a linguagem corporal do entrevistado, que não demonstrou confiança, por exemplo.

Consequentemente, isso fez com que você também não sentisse confiança no candidato e por isso a dúvida.

Como analisar a linguagem corporal em uma entrevista de emprego?

Pensando nisso, vamos listar alguns sinais transmitidos através da linguagem corporal do candidato para você ficar de olho.

Dessa forma, você saberá identificar de forma consciente o que precisa para tomar sua decisão final.

Sorriso

A expressão facial do candidato pode dizer muitas coisas. Sabemos que existem pessoas mais sérias e outras mais descontraídas.

Porém, é importante que o candidato se apresente ao menos com um leve sorriso no rosto. Isso demonstra entusiasmos e otimismo em relação a entrevista de emprego.

Contato visual

O candidato que não faz contato visual pode estar demonstrando desinteresse ou até mesmo falta de confiança.

Perceba se o candidato mantém contato visual durante maior parte da entrevista.

Além disso, é importante perceber se o contato é de interesse ou de intimidação. Alguns candidatos podem querer demonstrar superioridade diante do recrutador, esteja atento.

Postura

Mais ou menos da mesma forma que o contato visual, a postura do candidato também pode demonstrar desinteresse ou falta de confiança.

O candidato que mantém a coluna ereta está demonstrando interesse na conversa. Perceba como é a postura do candidato enquanto você faz uma pergunta:

  • Se inclina levemente para frente: demonstra interesse, humildade e disposição para ouvir;
  • Se inclina levemente para trás: pode estar na defensiva ou não gostar do que está sendo dito.

Braços cruzados

Cruzar os braços enquanto fala pode demonstrar impaciência ou defensividade.

O candidato que cruza os braços na frente do corpo pode não estar satisfeito com a ocasião ou preocupado com questões externas.

É possível ainda que ele não quisesse estar ali.


A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Comentários