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5 tipos de avaliação de desempenho que a sua empresa precisa conhecer

Valesul Benefícios 25 de julho de 2019 Gestão de pessoas e RH

Tempo de leitura: 4 minutos

Para que melhorias, tanto individuais quanto coletivas, sejam realizadas, é fundamental aplicar alguma forma de avaliação de desempenho. Você sabe como identificar onde é possível melhorar?

A avaliação de desempenho vai muito além de verificar se o colaborador está “fazendo o seu trabalho”. Essa é uma importante ferramenta de gestão que visa melhorar o desempenho de toda a empresa.

Agora, vamos te mostrar 5 tipos de avaliação de desempenho e também falaremos sobre como escolher qual é o melhor deles para a sua empresa.

  • Avaliação de desempenho por escala gráfica

A avaliação de desempenho por escala gráfica consiste em: preencher um formulário em colunas. É uma das avaliações mais tradicionais e também uma das mais simples.

Em uma coluna, colocam-se os pontos a serem avaliados, como por exemplo:

  • Pontualidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Relacionamento com os colegas;
  • Criatividade;
  • Assiduidade.

E na coluna ao lado, colocam-se os valores que serão utilizados para avaliar. Nesse caso, pode-se usar por exemplo: bom, ruim e péssimo ou até mesmo notas de 0 a 10.

  • Autoavaliação

Como o próprio nome já diz, o colaborador é estimulado a realizar uma autoavaliação referente ao seu desempenho no trabalho. Para isso, ele pode identificar seus pontos fortes e fracos.

Depois, ele é convidado a pensar com o seu superior, maneiras de como melhorar a sua performance. Fica muito mais fácil atingir objetivos e ajustar falhas quando o próprio colaborador identifica o problema.

  • Avaliação direta ou 90º

Para que esse método de avaliação de desempenho funcione, é preciso que esteja muito claro e já estabelecidos quais são os indicadores de desempenho daquele profissional ou da equipe como um todo.

O próprio líder imediato é quem deve aplicar a avaliação de desempenho. Com base nos indicadores de desempenho e apoiado na cultura organizacional da empresa, o líder faz a avaliação e passa o feedback diretamente para o colaborador.

  • Avaliação conjunta ou 180º

A palavra para esse método é: troca.

Aqui, tanto o avaliado quanto o avaliador participam do processo. Mas, para que isso aconteça da forma mais saudável possível, é importante que o líder imediato tenha uma boa relação com o colaborador.

Essa forma de avaliar permite que exista uma troca sincera entre líder e subordinado, fazendo com que ambos os pontos de vista sejam considerados.

  • Avaliação por competência

Aqui, o objetivo principal é analisar dois fatores essenciais: características comportamentais e características técnicas do colaborador.

Dentre os pontos comportamentais, normalmente são avaliadas questões como comprometimento e proatividade. Já na parte técnica, o intuito é avaliar se o colaborador detém conhecimento técnico para exercer sua função.

Por que é importante realizar uma avaliação de desempenho com a minha equipe?

Antes de mais nada, para melhorar suas políticas internas e saber onde é necessário focar seus esforços, é preciso saber como encontrar as possíveis falhas.

Desde os mais simples até os mais elaborados… Modelos de avaliação de desempenho para serem adotados é o que não falta.

Entender a importância desses processos é fundamental para manter sua equipe sempre em crescimento, tanto comportamental quanto técnico.

Qual é o melhor tipo de avaliação de desempenho?

Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, por isso, respondemos que: depende! E não, essa resposta não é um clichê.

Para escolher o melhor tipo de avaliação de desempenho você vai precisar levar em consideração questões como: cultura organizacional da empresa, personalidade da equipe, entrosamento entre si e com o líder, entre outras.

Você não precisa ter uma resposta definitiva. Faça testes, pense no que você acha que se encaixaria melhor e veja na prática se funciona, mas não tenha medo de mudar.

Se não der certo, não tenha medo de procurar outra forma de avaliação, sempre visando o bem geral da empresa.

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