Tempo de leitura: 2 minutos
As mudanças da Reforma Trabalhista são alvos de dúvidas constantes. Já tratamos aqui no nosso blog sobre as alterações da licença-maternidade e formas de contrato. Mas você, profissional de RH, sabe como a Reforma Trabalhista muda a sua rotina?
Acredite, o profissional de RH passa a ter um papel ainda mais importante para o bom funcionamento da empresa. Ele será o responsável por intermediar a relação entre empregadores, colaboradores e sindicatos.
Sendo assim, será necessário que o profissional dessa área se aprimore ainda mais nas ações que envolvem gestão de pessoas e que crie mecanismos para realizar os ajustes e negociações necessários.
Mudanças da Reforma Trabalhista: no que isso afeta o profissional de RH?
No que consistem as mudanças da Reforma Trabalhista? Bem, a Reforma Trabalhista dá respaldo à flexibilização. Ou seja: as regras serão negociadas entre empregador e sindicato e a aplicação dessas regras não serão necessariamente comuns para todas as empresas.
Em outras palavras e em exemplos práticos: jornadas de trabalho, demissões e trabalho remoto são alguns dos tópicos que precisarão de uma atenção especial.
Jornada de trabalho, demissões e trabalho remoto: mudanças da Reforma Trabalhista
Jornada de trabalho
Ao profissional de RH deve ficar claro que qualquer mudança da Reforma Trabalhista que diga respeito à jornada de trabalho deverá ser firmada entre empresa e sindicato. O profissional de RH deve estar atento para que esse pacto seja sempre respeitado.
Demissões
O profissional de RH precisa estar ciente de que não está liberado qualquer tipo de acordo. As mudanças da Reforma Trabalhista prevêem algumas regulamentações quanto ao que é direito do trabalhador, como por exemplo o pagamento da metade do valor relativo ao aviso-prévio. Todavia, ele não deverá receber ao seguro-desemprego.
RH, fique atento às mudanças da Reforma Trabalhista
Trabalho remoto
A modalidade de trabalho remoto agora tem aprovação legal – em função das mudanças da Reforma Trabalhista. Muitas empresas já adotam esse tipo de contratação há tempos, mas agora existe uma certa regulamentação.
Ao RH, é fundamental perceber a necessidade de um contrato bem elaborado, onde sejam descritas as responsabilidades do cargo, as tarefas que deverão ser desempenhadas e se essas tarefas serão realizadas via trabalho remoto.