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Cinco dicas de como conduzir um processo seletivo

Valesul Benefícios 21 de abril de 2017 Comente! Gestão de pessoas e RH

Tempo de leitura: 3 minutos

Há vagas em aberto na empresa? Saiba mais sobre como conduzir um processo seletivo eficiente e evite prejuízo de tempo e dinheiro por erro de gestão

Os resultados de um processo seletivo alteram a rotina de todo um setor. O recrutador – que é quem detém o conhecimento de como conduzir um processo seletivo – alimenta, por regra, a vontade de encontrar o melhor profissional para preencher a vaga em aberto na empresa.

Mas, por implicar em avaliação constante durante longas etapas e pela  necessidade de seu desfecho acarretar em uma conclusão séria, é preciso se cercar de toda a precaução possível para não gerar uma pressão desnecessária, tanto em recrutadores como em candidatos.

Diante da circunstância de incertezas, há muitas hipóteses nas quais um processo seletivo pode resultar: a pior delas é ser obrigado a começar tudo de novo. Por isso, a insegurança sobre como conduzir um processo seletivo pode, rapidamente, levar um recrutador da esperança ao desespero.

A falta de planejamento pode tornar o trabalho ineficiente e colocar tudo a perder. Além disso, há expectativas de ambos lados, então é preciso ter traquejo para direcionar a situação aos melhores resultados.

Portanto, saber como conduzir um processo seletivo é fundamental, pois evita perda de tempo e de dinheiro. Para ir além e extrair o melhor da experiência, alguns tópicos devem ser observados.

 

Como conduzir um processo seletivo

Confira dicas de como conduzir um processo seletivo:

1. Divulgue

Divulgação das oportunidades em aberto é fundamental, pois garante um grande número de interessados. E quanto mais pessoas interessadas, maior sua chance de recrutar o profissional certo. Sites de divulgação de vagas podem ser grandes aliados nesse momento.

2. Saiba quem é o candidato ideal

Tenha mais ou menos em mente os pré-requisitos indispensáveis e analise currículos de forma precisa. Mas, a palavra de ordem é equilíbrio: não se atenha a um perfil fechado e não torne restritas demais as características do candidato almejado.  

3. Estude os candidatos participantes

Prepare-se para entrevistas individuais. Conheça os candidatos antes de conversar com eles. Tente ser aberto e amigável, falar sobre o clima ou sobre o trânsito ajuda nessa etapa, que costuma intimidar algumas pessoas. Mas, ao mesmo tempo, não se esqueça de que é neste momento que você poderá observar as qualidades e defeitos mais evidentes. Dê abertura para que os candidatos discorram sobre quem são e quais suas pretensões profissionais.


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4. Trabalhe em etapas

Um processo separado em etapas terá um andamento muito melhor. Além de ser mais dinâmico e didático, facilita a avaliação de cada área que interessa ao recrutador. A adoção de diferentes dinâmicas amplia ainda mais a possibilidade de observação.   

5. Dúvidas? Faça um teste

O teste é um método adotado por muitas organizações. Consiste, basicamente, em inserir o candidato em um dia de trabalho na empresa. Nesta experiência, avalie sua personalidade e postura.

Observe, sobretudo, o quão incorporado ao ambiente ele se sente, o quão bem se relaciona com os colegas e sua reação com relação a dicas e ao aprendizado da nova tarefa.


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