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Pesquisa de clima organizacional: como aplicar na empresa?

Valesul Benefícios 17 de setembro de 2019 Dicas de Produtividade para RH, Gestão de pessoas e RH

Tempo de leitura: 4 minutos

É preciso estar disposto a ouvir o que o colaborador tem a dizer sobre o seu ambiente de trabalho, sobre as dinâmicas e processos. Mas como você terá acesso a essas informações? Com a pesquisa de clima organizacional.

Ela é o principal recurso na hora de diagnosticar problemas no clima organizacional. Ainda por cima, é um dos principais determinantes para o alcance de metas de uma empresa e, por isso, tão importante.

Porém, você sabe como elaborar e colocar em prática uma pesquisa de clima organizacional? Neste post vamos listar as etapas mais importantes para uma boa aplicação da pesquisa na empresa.

Pesquisa de clima organizacional: como fazer?

Existem diversas formas de realizar a pesquisa. No entanto, a mais simples é através de um questionário. Obviamente, esse questionário deverá ser adaptado conforme a realidade da sua empresa ou de cada equipe.

Além disso, é importante ter em mente quais são os objetivos da pesquisa. Para além de aplicar o questionário, analisar os resultados é tarefa tão importante quanto. Ou seja, é a partir da análise que você saberá quais atitudes tomar.

Listamos abaixo um passo a passo que você pode seguir. Assim, fica mais fácil aplicar uma pesquisa de clima organizacional com eficiência e obter os melhores resultados possíveis.

 

  • Planejando a pesquisa 

“Certo, já entendi a importância de realizar uma pesquisa de clima organizacional na minha empresa. E agora, por onde eu começo?”

Antes de mais nada, é preciso planejar. Monte um planejamento completo. Pense qual é a melhor época do ano para aplicar a pesquisa, quanto tempo levará para finalizar e qual será a metodologia aplicada.

Também é importante que no planejamento esteja determinado quem será responsável pela aplicação da pesquisa. Não esqueça de determinar também quem será responsável pela análise e compartilhamento dos resultados.

 

  • Definindo as perguntas

Para pensar nas perguntas você precisa pensar nas respostas. Ou seja, procure se concentrar em quais respostas a empresa almeja encontrar. Pense que o objetivo principal da pesquisa é gerar mudanças positivas. Por exemplo:

  • Tenho prazer em trabalhar nesta empresa?
  • Tenho confiança nas decisões do meu líder?
  • Sou tratado de forma respeitosa pelo grupo?
  • A infraestrutura do seu trabalho é adequada para desempenhar suas funções?
  • O atual ambiente de trabalho te permite ter a concentração necessária para executar suas tarefas?

Mas procure não focar apenas nas questões que podem trazer resultados negativos. Lembre-se de estimular o colaborador a pensar quais aspectos são positivos no ambiente de trabalho.

 

  • Aplicando a pesquisa

Chegou a hora de colocar em prática! Aqui, é importante facilitar a vida do colaborador. Ou seja, procure realizar uma pesquisa que não dure muito tempo, por exemplo, sem muitas opções de resposta. 

Outra dica é utilizar a tecnologia ao seu favor para ganhar tempo. Existem algumas ferramentas online que são ótimas para a realização de pesquisa, como o Google Forms e o Typeform. 

Outro ponto importante é: a pesquisa não pode ser obrigatória. Mas você pode incentivar seus colaboradores para que participem de forma voluntária. Deixe claro que objetivo é melhorar o clima para todos e que as respostas são anônimas.

 

  • Analisando dados

Por último, mas não menos importante: chegou a hora de analisar as respostas.

Será a partir da análise dos dados que a empresa, enfim, saberá quais medidas tomar. O relatório final precisa mostrar de forma prática e objetiva os problemas detectados.

Procure analisar com uma visão crítica. Nesse momento, é muito importante que a empresa não fique na defensiva, esteja aberta ao diálogo e procure entender os motivos que levaram os colabores a estas respostas.

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