Tempo de leitura: 4 minutos
É preciso estar disposto a ouvir o que o colaborador tem a dizer sobre o seu ambiente de trabalho, sobre as dinâmicas e processos. Mas como você terá acesso a essas informações? Com a pesquisa de clima organizacional.
Ela é o principal recurso na hora de diagnosticar problemas no clima organizacional. Ainda por cima, é um dos principais determinantes para o alcance de metas de uma empresa e, por isso, tão importante.
Porém, você sabe como elaborar e colocar em prática uma pesquisa de clima organizacional? Neste post vamos listar as etapas mais importantes para uma boa aplicação da pesquisa na empresa.
Pesquisa de clima organizacional: como fazer?
Existem diversas formas de realizar a pesquisa. No entanto, a mais simples é através de um questionário. Obviamente, esse questionário deverá ser adaptado conforme a realidade da sua empresa ou de cada equipe.
Além disso, é importante ter em mente quais são os objetivos da pesquisa. Para além de aplicar o questionário, analisar os resultados é tarefa tão importante quanto. Ou seja, é a partir da análise que você saberá quais atitudes tomar.
Listamos abaixo um passo a passo que você pode seguir. Assim, fica mais fácil aplicar uma pesquisa de clima organizacional com eficiência e obter os melhores resultados possíveis.
-
Planejando a pesquisa
“Certo, já entendi a importância de realizar uma pesquisa de clima organizacional na minha empresa. E agora, por onde eu começo?”
Antes de mais nada, é preciso planejar. Monte um planejamento completo. Pense qual é a melhor época do ano para aplicar a pesquisa, quanto tempo levará para finalizar e qual será a metodologia aplicada.
Também é importante que no planejamento esteja determinado quem será responsável pela aplicação da pesquisa. Não esqueça de determinar também quem será responsável pela análise e compartilhamento dos resultados.
-
Definindo as perguntas
Para pensar nas perguntas você precisa pensar nas respostas. Ou seja, procure se concentrar em quais respostas a empresa almeja encontrar. Pense que o objetivo principal da pesquisa é gerar mudanças positivas. Por exemplo:
- Tenho prazer em trabalhar nesta empresa?
- Tenho confiança nas decisões do meu líder?
- Sou tratado de forma respeitosa pelo grupo?
- A infraestrutura do seu trabalho é adequada para desempenhar suas funções?
- O atual ambiente de trabalho te permite ter a concentração necessária para executar suas tarefas?
Mas procure não focar apenas nas questões que podem trazer resultados negativos. Lembre-se de estimular o colaborador a pensar quais aspectos são positivos no ambiente de trabalho.
-
Aplicando a pesquisa
Chegou a hora de colocar em prática! Aqui, é importante facilitar a vida do colaborador. Ou seja, procure realizar uma pesquisa que não dure muito tempo, por exemplo, sem muitas opções de resposta.
Outra dica é utilizar a tecnologia ao seu favor para ganhar tempo. Existem algumas ferramentas online que são ótimas para a realização de pesquisa, como o Google Forms e o Typeform.
Outro ponto importante é: a pesquisa não pode ser obrigatória. Mas você pode incentivar seus colaboradores para que participem de forma voluntária. Deixe claro que objetivo é melhorar o clima para todos e que as respostas são anônimas.
-
Analisando dados
Por último, mas não menos importante: chegou a hora de analisar as respostas.
Será a partir da análise dos dados que a empresa, enfim, saberá quais medidas tomar. O relatório final precisa mostrar de forma prática e objetiva os problemas detectados.
Procure analisar com uma visão crítica. Nesse momento, é muito importante que a empresa não fique na defensiva, esteja aberta ao diálogo e procure entender os motivos que levaram os colabores a estas respostas.
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.