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Você tem lido algo sobre mulheres no mercado de trabalho? O que sabe sobre o assunto?
Bem, em um país que, apesar de todos os avanços das mulheres – as quais são 43,8% dos trabalhadores brasileiros -, tem apenas 37% delas no topo da hierarquia de funcionários exercendo cargos de chefia e gestão. Mas você sabia que o crescimento da empresa está intimamente atrelado ao número de mulheres no mercado de trabalho e às políticas de diversidade de gênero?
Como a presença das mulheres no mercado de trabalho faz uma empresa crescer?
Ter mais mulheres em cargos de liderança não é somente uma questão de igualdade de gênero – por mais importante que ela seja -, mas também tem se mostrado como um fator importante para o crescimento das organizações.
Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey com mais de mil empresas, originárias de 12 países diferentes, mostrou que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% a chance de se obter uma performance financeira acima da média.
Estratégias para fomentar a igualdade
A consultoria ainda apontou quatro estratégias cruciais para que as mulheres no mercado de trabalho não sejam apenas um número e passem a contribuir para o crescimento da sua empresa. De acordo com McKinsey, o comprometimento das lideranças para gerar uma espécie de efeito cascata; a definição de quais prioridades relativas à igualdade de gênero estão alinhadas às estratégias de crescimento; a criação de ações que estejam inseridas na cultura da empresa para criar mudanças sustentáveis e a adaptação dessas ações para a realidade são os principais pontos a serem tratados pela companhia que quer suas mulheres em cargos de gestão.
Empresas brasileiras estão cada vez mais comprometidas com a luta pela igualdade entre os gêneros e aproveitam a presença das mulheres no mercado de trabalho para gerar mais lucro e crescimento para as companhias. Todos ganham. Estamos falando de empresas do porte de Uol, Itaú Unibanco, Renner…
Case Itaú Mulher
O Itaú – que consta entre as cinco melhores empresas para mulheres trabalharem no país, de acordo com a 2ª edição do Great Place to Work Mulher – tem uma política de práticas para assegurar a presença, o desenvolvimento e a permanência das suas funcionárias na instituição.
Entre as ações da empresa com foco na equidade de gêneros está o Programa Saúde da Mulher, que criou a Política de Acolhimento das Mães e Gestantes. Por meio desse programa, é proibido viagens profissionais após o sexto mês de gravidez e há redução de carga horária entre o primeiro mês e após a licença maternidade.
Além das ações para as mulheres no mercado de trabalho, a empresa criou programas para clientes e para a sociedade, como o Itaú Mulher Empreendedora que busca apoiar mulheres donas de empresas por meio de capacitação, inspiração e conexão.
Diversidade para crescer
O crescimento lucrativo é uma ótima consequência do aumento da presença e empoderamento de mulheres no mercado. Mas é apenas uma delas! Que cada vez mais a igualdade de gênero tome conta do mercado de trabalho e mostre o bem que um ambiente cheio de diversidade traz.
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