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Apesar de existirem diversas formas de se fazer recrutamento e seleção, a metodologia do Inbound Recruiting vem chamando atenção dos profissionais de RH.
Em um contexto onde contratações inadequadas geram perdas em vários sentidos para a empresa, pensar em novas formas de recrutar talentos é o caminho ideal.
Por isso, neste post falaremos um pouco mais sobre a metodologia do momento na área de RH. Acompanhe!
O que é Inbound Recruiting?
Trata-se de uma metodologia oriunda do marketing que se aplica perfeitamente ao RH.
Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o Inbound Marketing que pretende atrair novos clientes a partir de um conteúdo educativo sobre a empresa.
A partir desse propósito principal, o primeiro caminho é entender quem é o cliente e como é sua jornada até a compra. Ou seja, traçando um perfil detalhado, é possível criar materiais educativos para guiar o cliente até o momento da compra.
Já no Inbound Recruiting a lógica é a mesma. Entretanto, aqui o cliente é o candidato a vaga e o produto final é a vaga em si.
Por isso, o papel do RH é o de atrair os candidatos certos fazendo com que eles optem por trabalhar na sua empresa.
Inbound Recruiting na prática!
É mais fácil do que parece. Sim, colocar o Inbound Recruiting em prática pode parecer trabalhoso em um primeiro momento, mas basta seguir os passos corretamente para ter resultados incríveis.
1 – Pense nos perfis dos candidatos
O primeiro passo para colocar o Inbound Recruiting em prática é pensar que tipo de profissional você pretende atrair.
Crie um perfil – que no marketing é chamado de persona – para o candidato ideal, pensado junto com os gestores e líderes de equipe.
Não esqueça que nesse perfil precisa constar desde habilidades técnicas até o perfil de personalidade.
2 – Chegou a hora de atrair os candidatos
Agora que você já sabe quais profissionais você deseja atingir, fica mais fácil criar estratégias para fisgar os perfis que você deseja. Pense em produzir conteúdo e materiais que sejam do interesse desse perfil específico.
Para isso, você pode criar materiais como:
- ebooks;
- vídeos;
- podcast.
Além disso, pense também sobre a página de vagas do site da sua empresa. Aquela aba “Trabalhe Conosco” que não levada muito em consideração…
Pense em como você pode usá-la de forma estratégica para atrair talentos. Por exemplo, inclua informações sobre como é trabalhar na sua empresa e até mesmo depoimentos de funcionários.
3 – Você conseguiu! Agora é hora de mantê-los na empresa
A técnica de Inbound Recruiting não fala apenas sobre atrair candidatos, mas também sobre como mantê-los na empresa.
Para reter grandes talentos, é preciso manter uma relação próxima mesmo após a contratação.
Sendo assim, ofereça treinamentos, benefícios variados e invista em ações de valorização dos funcionários.
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