Tempo de leitura: 5 minutos
Saiba como colaborar com a saúde financeira da empresa aumentando a economia na gestão de benefícios.
Para manter o bom andamento de uma empresa, é preciso mantê-la fora do vermelho.
E nesse contexto, toda economia é bem-vinda. Há muitos setores nos quais, com processos aprimorados, é possível economizar bastante na realização de funções essenciais.
O setor de Recursos Humanos, por exemplo, é um departamento que, na maioria das vezes, aparenta não ter espaço para redução de custos em seu orçamento.
Contudo, há práticas que, uma vez melhoradas, podem culminar em economia para as organizações.
A concessão de benefícios para colaboradores é um exemplo de processo que pode ser melhorado, utilizando as ferramentas corretas. É possível economizar bastante e, tudo isso, sem confiscar proventos e obrigações legais trabalhistas.
A solução é aprimorar o seu gerenciamento, fiscalizando de perto a relação do que é concedido versus o que é consumido. Esta simples prática evita equívocos e desperdício, implicando diretamente na economia na gestão de benefícios.
Quais providências devo tomar para aumentar a economia na gestão de benefícios de meus colaboradores?
1. Melhorando o fluxo de trabalho do profissional de RH
A concessão de benefícios é um ponto positivo na relação empregatícia.
Eles melhoram a qualidade de vida do colaborador dentro e fora da empresa.
Todos esses benefícios geralmente são controlados pelo profissional do RH a quem competem muitas outras funções, além desta.
Ao acumular atividades, o profissional pode sentir-se sobrecarregado e, em alguns casos, cometer equívocos que incidirão em desperdício de dinheiro, inimigo da economia na gestão de benefícios.
Para ajudar a controlar a situação, evitar gasto de dinheiro e tempo com tarefas manuais, a plataforma de gestão de benefícios do Portal Valesul pode ser sua aliada.
Ela compõe uma ferramenta indispensável para um controle rigoroso dos custos dos benefícios e implicações trabalhistas destinados aos colaboradores.
Trabalhando sem pressão, o risco de equívocos é automaticamente reduzido, o que acaba se refletindo diretamente no custo do valor destinado aos benefícios:
há a certeza de estar aplicando apenas o necessário.
Você pode gostar desses conteúdos:
Vale refeição para funcionários: um programa de nutrição, saúde e bem-estar
Pagar vale-transporte em dinheiro diretamente para os colaboradores é um bom negócio?
Quais os riscos para a empresa de se pagar benefícios em dinheiro?
2. Evitando o desperdício
Outro passo para fortalecer a economia com a gestão de benefícios através da adoção da plataforma do Portal Valesul é a consulta de saldos remanescentes.
No caso do vale-transporte, por exemplo, a lei determina que tudo o que não for utilizado para o deslocamento do trabalhador até seu local de trabalho deve ser devolvido.
E a fiscalização desta utilização compete às empresas.
O Portal Valesul torna possível todo este mecanismo.
Através do serviço, é possível ter acesso aos dados do que já foi utilizado e o que não foi, proporcionando o reaproveitamento do saldo já convertido em VT e que, por sua vez, não foi gasto.
Evitar o desperdício com o aproveitamento de saldos não utilizados é um dos pilares da economia na gestão de benefícios, pois incide diretamente na redução dos custos.
3. Evitando utilização indevida do recurso
Quando um benefício é solicitado e acaba sendo destinado a outro fim que não aquele para o qual foi inicialmente previsto, há uma clara situação de utilização indevida do recurso.
A proibição de tal prática está prevista em lei, no caso das obrigações legais, isto é, aqueles benefícios obrigatórios como o vale-transporte, por exemplo.
No entanto, estas situações são comuns, e geralmente acontecem à margem de outro descumprimento da legislação: o pagamento do VT em dinheiro.
A lei determina que compensar o vale-transporte com qualquer quantia em espécie é proibida.
Mas muitas empresas acabam infringindo a lei – na maioria das vezes, por desconhecimento – e caindo nesta armadilha, geralmente no intuito de desafogar o trabalho do setor de RH.
Você pode gostar desses conteúdos:
10 livros sobre Gestão de Pessoas que todo profissional de RH precisa ler
Sete aplicativos essenciais para profissionais de RH
RH estratégico: 6 passos para tornar o setor relevante dentro da empresa
Este quadro claramente seria revertido com a utilização do Portal Valesul, uma vez que ele converte todo o valor do benefício/provento legal em créditos que só podem ser utilizados para o fim destinado.
O resultado disso é maior economia na gestão de benefícios, além de aumento na produtividade dos colaboradores.
Todas essas dicas são efeitos secundários alcançados com a simples implementação de um controle rígido da gestão de benefícios, através da adoção da plataforma de gestão de capital humano do Portal Valesul.
A Valesul Benefícios é a mais eficiente e prática plataforma de gestão de benefícios online.
Vale-transporte, Vale-alimentação, Vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa.
No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas, Compra unificada de benefícios e muito mais.
Clique aqui e curta nossa página no Facebook.