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Nós somos os melhores amigos dos profissionais do RH. Nós sabemos que dúvidas do tipo como aprimorar processos de gestão de pessoas são parte da sua rotina o tempo todo.
Bem, nós trouxemos uma ideia legal!
Com a intenção de resolver esse problema surge a GAMIFICAÇÃO. Trata-se de uma tendência crescente de utilizar jogos, interações lúdicas e dinâmicas tecnológicas para envolver, engajar, melhorar o aprendizado e gerar motivação nos seus colaboradores (ou clientes).
Como aprimorar processos de gestão de pessoas
Mas como aprimorar processos de gestão de pessoas por meio desse tipo de tecnologia?
Bem, o grande objetivo da gamificação é comprometer os usuários do game por meio de um sistema de recompensas, o que gera muito mais estímulo. Esse sistema de recompensas está ligado ao crescimento do próprio profissional na empresa, que, através da gamificação, se torna muito mais visível e mensurável.
Quais os benefícios de promover o aprimoramento dos processos de gestão por meio da gamificação?
Entre os benefícios gerados por esse nova tendência em como aprimorar processos de gestão estão o estímulo à competição saudável. Isto é: o aumento do sentimento de conquista e a capacidade de mensurar o desempenho de cada funcionário que participou da ação.
A competição saudável motivada pela estratégia de gamificação faz com que as pessoas se sintam estimuladas a superar-se (ou a superar os obstáculos à sua frente). O sentimento de conquista acontece toda vez em que um novo objetivo é atingido com sucesso e a mensuração de desempenho se dá quando um membro das iniciativas de gamificação consegue perceber a sua evolução ao decorrer do caminho.
Ao invés do tédio, a ação: cases de sucesso
No lugar do powerpoint com conteúdo e das longas palestras sem inovação e que não dizem nada, novas tecnologias. O truque para entender como aprimorar processos de gestão de pessoas está na geração de engajamento e mudança no ambiente de trabalho.
O caso do grupo Aetna, empresa com filiais na Itália e no Brasil, adotou um game que ajuda tanto colaboradores quanto clientes a terem hábitos mais saudáveis. O jogo ensina a gerenciar melhor as condições físicas de cada indivíduo e dá dicas de alimentação e cuidados diários. Essa tática é muito inteligente por parte do Aetna, uma vez que funcionários mais saudáveis criam um ambiente de trabalho mais agradável. Além de desempenharem uma performance acima da média.
Já na L’Oreal, empresa presente na LinkedIn Top Companies 2018, a gamificação acontece para melhorar o processo de integração entre os funcionários. Durante seis meses os funcionários têm acesso a conteúdos online, workshops formais sobre negócios e a oportunidade de conectar-se com parceiros importantes em cafés, almoços ou calls.
A gamificação não tem regras. Pode ser adaptada da forma que melhor servir à empresa. Além disso, é sempre possível inserir esse tipo de estratégia no ambiente profissional, não importando o quão sério e formal ele é.
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