Tempo de leitura: 3 minutos
Há vagas em aberto na empresa? Saiba mais sobre como conduzir um processo seletivo eficiente e evite prejuízo de tempo e dinheiro por erro de gestão
Os resultados de um processo seletivo alteram a rotina de todo um setor. O recrutador – que é quem detém o conhecimento de como conduzir um processo seletivo – alimenta, por regra, a vontade de encontrar o melhor profissional para preencher a vaga em aberto na empresa.
Mas, por implicar em avaliação constante durante longas etapas e pela necessidade de seu desfecho acarretar em uma conclusão séria, é preciso se cercar de toda a precaução possível para não gerar uma pressão desnecessária, tanto em recrutadores como em candidatos.
Diante da circunstância de incertezas, há muitas hipóteses nas quais um processo seletivo pode resultar: a pior delas é ser obrigado a começar tudo de novo. Por isso, a insegurança sobre como conduzir um processo seletivo pode, rapidamente, levar um recrutador da esperança ao desespero.
A falta de planejamento pode tornar o trabalho ineficiente e colocar tudo a perder. Além disso, há expectativas de ambos lados, então é preciso ter traquejo para direcionar a situação aos melhores resultados.
Portanto, saber como conduzir um processo seletivo é fundamental, pois evita perda de tempo e de dinheiro. Para ir além e extrair o melhor da experiência, alguns tópicos devem ser observados.
Confira dicas de como conduzir um processo seletivo:
1. Divulgue
Divulgação das oportunidades em aberto é fundamental, pois garante um grande número de interessados. E quanto mais pessoas interessadas, maior sua chance de recrutar o profissional certo. Sites de divulgação de vagas podem ser grandes aliados nesse momento.
2. Saiba quem é o candidato ideal
Tenha mais ou menos em mente os pré-requisitos indispensáveis e analise currículos de forma precisa. Mas, a palavra de ordem é equilíbrio: não se atenha a um perfil fechado e não torne restritas demais as características do candidato almejado.
3. Estude os candidatos participantes
Prepare-se para entrevistas individuais. Conheça os candidatos antes de conversar com eles. Tente ser aberto e amigável, falar sobre o clima ou sobre o trânsito ajuda nessa etapa, que costuma intimidar algumas pessoas. Mas, ao mesmo tempo, não se esqueça de que é neste momento que você poderá observar as qualidades e defeitos mais evidentes. Dê abertura para que os candidatos discorram sobre quem são e quais suas pretensões profissionais.
Você pode se interessar por esses posts:
Retenção de talentos na empresa: saiba porquê profissionais brilhantes pedem demissão
RH estratégico: 6 passos para tornar o setor relevante dentro da empresa
Como motivar os colaboradores? Dicas para engajamento e produtividade
4. Trabalhe em etapas
Um processo separado em etapas terá um andamento muito melhor. Além de ser mais dinâmico e didático, facilita a avaliação de cada área que interessa ao recrutador. A adoção de diferentes dinâmicas amplia ainda mais a possibilidade de observação.
5. Dúvidas? Faça um teste
O teste é um método adotado por muitas organizações. Consiste, basicamente, em inserir o candidato em um dia de trabalho na empresa. Nesta experiência, avalie sua personalidade e postura.
Observe, sobretudo, o quão incorporado ao ambiente ele se sente, o quão bem se relaciona com os colegas e sua reação com relação a dicas e ao aprendizado da nova tarefa.
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.