Tempo de leitura: 3 minutos
Por mais que as tendências do mundo corporativo apontem para uma flexibilização e horizontalidade nas relações de trabalho, ainda existe uma diferenciação de cargos e salários que respeitam uma certa hierarquia.
Essa hierarquia pode facilitar a definição de remuneração dos colaboradores, afinal quanto maior o cargo, maior deve ser o salário, certo? Mas e os benefícios trabalhistas? Será que ele segue essa mesma lógica?
Ora, você já perguntou para o CIO ou CFO da sua empresa se ele prefere um salário mais recheado ou benefícios trabalhistas que vão além do VT, VR e seguro saúde? Esse é um dos primeiros passos para uma negociação justa e transparente e bem, você pode se surpreender com a resposta.
Cargos e salários: como conceder benefícios trabalhistas para o alto escalão da empresa?
É verdade que quanto mais elevado for o cargo, mais criterioso deve ser o oferecimento de benefícios trabalhistas – e não apenas o salário.
Em nível gerencial, CEOs, CIOs, CFOs, diretores e gerentes configuram o time mais valorizado da empresa. E não é por menos, já que são responsáveis pelo desempenho das suas equipes – que vai aumentando conforme o cargo ascende.
Dessa forma e levando em consideração as responsabilidades de cada função, é justificável – e até mesmo uma estratégia de retenção – conceder um tratamento customizado no esforço para atrair e reter os talentos que fazem a diferença no negócio.
Como negociar cargos, salários e benefícios com esses colaboradores?
O primeiro passo para qualquer tipo de negociação é manter a transparência. Um bom diálogo funciona como um guia para que o acordo seja vantajoso para ambos os lados. Além disso, é sempre bom seguir alguns passos:
- Não esqueça de avaliar o perfil dos executivos. Isso serve para compreender mais detalhadamente quais são as preferências de cada um;
- Levante as possibilidades de benefícios, planejando a aplicação do plano customizado e checando a disponibilidade de recursos. Afinal, de nada adianta oferecer benefícios que vão além das possibilidades da empresa;
- Teste o desempenho do plano e a aceitação do benefício por parte do colaborador. Esse passo pode ser realizado por meio de pesquisas individuais ou coletivas.
Quais benefícios são mais desejados pelos colaboradores de alto cargo?
Entre cargos, salários e benefícios trabalhistas, aqui estão os que mais interessam os colaboradores:
- Assistência médica;
- Participação nos lucros;
- Vale-alimentação e vale-refeição;
- Auxílio educação;
- Auxílio cultura.
Vale ainda o lembrete: como gestor responsável pelo RH, você deve garantir que jamais apareça na empresa um tom de descrédito para com os colaboradores de menor cargo. Antes, mostre que todos têm capacidade de ascender a um cargo do tipo.
Em outras palavras, use esses benefícios como forma de estímulo para o crescimento dos demais funcionários e como uma forma de conter as taxas de rotatividade.
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.