Tempo de leitura: 3 minutos
As maiores empresas do mundo – essas que são referência tanto na sua área de atuação no mercado quanto em cultura organizacional – são dinâmicas e usam e abusam das táticas da gamificação. Você já pensou em implantar essas estratégias de engajamento na sua empresa?
Duvida? Que tal alguns exemplos de gamificação nas empresas? Nomes pequenos, como Google e Apple…
Um dos maiores trunfos dessa prática é trazer a leveza do jogos para o ambiente corporativo – que, muitas das vezes, é pesado e exaustivo. Dessa forma, a gamificação das empresas estimula, além do trabalho em equipe, a diversão, o engajamento dos funcionários e a motivação da equipe em entregar resultados.
Como implantar a técnica da gamificação nas empresas?
Muitas vezes, essa dúvida se torna o impeditivo de inúmeras empresas na hora de implantar a gamificação no dia a dia dos seus colaboradores. A ideia é ótima, mas como introduzi-la sem atrapalhar a rotina dos negócios?
Por isso, separamos algumas ideias simples, fáceis e divertidas para você começar a utilizar a gamificação na empresa de uma vez por todas!
Storytelling como uma das melhores práticas de gamificação para empresas
1 – Storytelling
Como fazer a equipe participar da gamificação se ela não se interessar pela dinâmica? É necessário que o time se sinta envolvido na criação do jogo. E poucas técnicas garantem esse interesse como o storytelling.
Basta escolher um tema e a história do jogo. Vá criando etapas e motive os jogadores a avançarem e evoluírem durante a dinâmica.
Ideias para se inspirar e criar um storytelling arrebatador é o que não faltam. Não acredita? Que tal algumas inspirações vindas direto da cultura pop?
- Animais Fantásticos e Onde Habitam – juntar times para caçar, pela empresa, os animais fantásticos – ou as metas fantásticas;
- Ou algo mais inspirado no game de Pokémon Go? Onde cada equipe deve capturar objetos valiosos?
A estrutura da sua empresa não é das maiores? Aposte em gamificação online!
2 – Aplicativos
Apps como o Keas – que ajuda a melhorar a saúde dos colaboradores e o ambiente de trabalho – ou o HabitRPG – que transforma sua rotina em um jogo de RPG – podem contribuir para criar um clima corporativo baseado na gamificação. E o melhor: são online e não comprometem a estrutura física da empresa.
3 – Jogos Pervasivos
Você sabe como usar jogos pervasivos como prática de gamificação nas empresas? Não? Pois saiba que é bastante fácil!
Eles podem ser utilizados para estimular a relação dos colaboradores com máquinas ou dispositivos novos. Por exemplo, se você está instalando um novo software de Planejamento Estratégico na empresa e precisa que todo mundo domine muito bem a ferramenta.
A melhor tática para vencer a resistência dos funcionários é utilizar jogos pervasivos para estimular o contato com a nova tecnologia.
E aí? Conseguiu encontrar a melhor forma de aplicar a gamificação na sua empresa?
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.