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Não é segredo para ninguém que a tecnologia é um dos principais agentes influenciadores no que se refere ao futuro das organizações, não é? Já tivemos exemplos suficientes sobre como a tecnologia pode engrandecer um negócio, quebrá-lo ou deixá-lo mais perto do seu público.
E é justamente por isso que as estruturas de negócio estão se transformando, afinal, elas precisam acompanhar a mudança – ou simplesmente serão esquecidas e deixadas para trás.
Algumas mudanças se repetem, já que a Quarta Revolução Industrial estabeleceu alguns comportamentos padrão para que as empresas sigam em frente e competitivas ante seus concorrentes: independência, flexibilidade, autonomia, sustentabilidade e preocupação com o humano são alguns desses comportamentos.
O que é a liderança 4.0?
Assim como as estruturas das empresas terão que mudar para acompanhar o futuro, o mesmo deve acontecer com as formas de liderança – até porque um depende diretamente do outro.
Dessa forma, a liderança 4.0 deve repensar os moldes do que foi feito até então e concentrar seus esforços em desenvolver uma gestão que preze pela individualidade, maior autonomia entre os funcionários, flexibilidade e diálogo.
Os principais desafios a serem enfrentados pelos líderes 4.0:
- Concorrência: as organizações estarão cada vez mais rápidas, mais jovens e dinâmicas;
- Hierarquia: as estruturas hierárquicas serão horizontalizadas. O desafio é aprender a tomar decisões em conjunto de forma rápida e assertiva;
- Tecnologia: a tecnologia será usada para maximizar as qualidades dos colaboradores e, assim, trazer mais benefícios à empresa;
A liderança 4.0 confere mais colaboração e menos hierarquia às empresas
Para os líderes 4.0, o sucesso só é alcançado quando ele resulta de um rede de colaboração entre os funcionários e a gestão. Para que isso aconteça, claro, o gestor deve se esforçar para aflorar as habilidades da equipe e mantê-la integrada, cheia de motivação.
Num ambiente onde reina a liderança 4.0, reinam também a transparência e o conhecimento como gerador de valor. Há troca de informações e enfoque em comportamentos proativos. A cultura de feedback também é característica desse sistema.
Quais são as principais características de um líder 4.0?
1 – Agilidade
Quem atua na liderança 4.0 está ciente da velocidade dos ciclos de produção. Eles sabem que a roda do mercado gira e não espera por ninguém. Assim, eles precisam ser ágeis e estar sempre preparados para corresponder a qualquer desafio.
2 – Inovação
Líderes 4.0 precisam tomar a iniciativa e ser ousados para investir em novas estratégias. É preciso estar busca de constante inovação para motivar equipes e manter os processos criativos no ritmo.
3 – Líderes em avaliação contínua
As avaliações de desempenho evoluíram para o feedback, ou seja, a troca constante de feedback e opiniões para aprender com os erros e gerar o aperfeiçoamento da equipe também são preocupações constantes do líder 4.0. Lembre-se: na liderança 4.0 não há imposição, mas diálogo.
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