Tempo de leitura: 2 minutos
A crise e a instabilidade econômica só tornam o futuro do RH ainda mais difícil – e, consequentemente, a vida dos profissionais da área, que precisam ficar sempre em busca de inovação para não deixar a peteca da empresa cair.
Como equilibrar uma empresa com benefícios trabalhistas e uma lucratividade relevante? Aprender a caminhar nesse equilíbrio será um dos grandes desafios do RH para os próximos anos.
Quais serão os principais desafios no futuro do RH? Veja abaixo!
1 – Desafios da gestão de pessoas: como se formam os líderes?
Não importa se você acredita que os líderes são natos ou podem ser treinados. O fato é que as empresas precisam cada vez mais de lideranças. Mas será que é fácil encontrar esse tipo de profissional?
A questão é que empresas e RH deverão investir pesado na formação desses líderes. Não, não estamos falando de formação avançada em PowerPoint. Estamos falando de cursos imersivos de liderança em universidades e business school de ponta.
A criação de uma cultura colaborativa também será desafio no futuro do RH
2 – Criar uma cultura de colaboração
Outro dos principais desafios do recursos humanos: a criação de uma cultura colaborativa. Muito já se tem falado nisso, mas como, de fato, inseri-la dentro da empresa? Infelizmente não há fórmula pronta.
Levando em consideração o perfil da sua empresa e dos funcionários, as coisas deverão funcionar na base da tentativa e erro. Claro, algumas dicas sempre vêm a calhar.
3 – Inteligência emocional: é hora de falar dela
As organizações deverão trabalhar o desenvolvimento de líderes e manter o foco em ajudar esses novos líderes a aprimorar sua inteligência emocional. Isto é crucial. Líderes devem ser humanos e se preocupar com o bem-estar da equipe.
Desafios da gestão de pessoas perpassam pela produtividade no trabalho
4 – Mais produtividade = menos estresse
Os líderes e o pessoal de RH estão sujeitos a um nível de estresse altíssimo. Assim, uma das questões principais do setor de gestão de pessoas será encontrar uma forma de zerar o estresse e aumentar a produtividade.
5 – Sustentar a responsabilidade real
Líderes devem ser responsáveis. Eles não podem aderir ao “não é problema meu”. Perceber suas falhas e os problemas que surgiram delas são o ônus da posição de liderança. Líderes devem fazer o que for preciso para resolver o problema da melhor forma possível.
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.