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Sente um clima pesado na empresa e percebeu que a entrega dos colaboradores caiu? Talvez você precise realizar uma pesquisa de clima organizacional.
A pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta de mensuração da percepção que os colaboradores têm da empresa. Ela é o principal recurso na hora de diagnosticar problemas no clima organizacional, um dos principais determinantes para o alcance de metas de uma empresa e, por isso, tão importante.
Todos sabemos que o segredo do sucesso de uma empresa é o ânimo e a motivação das pessoas. São elas que fazem tudo acontecer. E um ambiente sadio de trabalho propicia rendimento muito maior dos trabalhadores que, por sua vez, sentem-se felizes e motivados para manter uma rotina produtiva.
Mas, às vezes, em decorrência de vários fatores, o clima pode pesar. Isso reflete diretamente na entrega dos colaboradores, que sentem-se infelizes e passam a encarar a rotina de trabalho como uma tortura ou fardo. É neste momento que a pesquisa de clima organizacional entra em ação.
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Pesquisa de clima organizacional: entenda como funciona
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de gestão que elabora uma análise do ambiente interno. Ela costuma ser realizada através de questionários anônimos que são aplicados aos colaboradores.
Nestes questionários, geralmente aparecem questões que buscam avaliar as relações, tanto em cadeia interna (relacionamento entre funcionários) quanto em cadeia externa (relacionamento com fornecedores, parceiros em geral e até clientes), através de indagações sobre os processos experimentados e o sistema, bem como as reações que eles causam em cada colaborador.
Os tópicos abordados pelas perguntas podem partir, por exemplo, sobre o quão satisfeito o funcionário sente-se sobre os benefícios que recebe mensalmente ou sobre o treinamento que recebe por parte da empresa até seu nível de satisfação com o relacionamento que mantém com seus gestores e com o ambiente de trabalho.
As perguntas aplicadas no questionário podem ser binárias, isto é, indagações cujas respostas podem ser “sim” ou “não” – ou qualitativas, as quais são focadas na subjetividade do clima organizacional, tentando obter dados das particularidades do ambiente de trabalho e das experiências individuais perceptíveis aos colaboradores a partir disso. Nos casos desta última, geralmente as respostas possíveis compõem uma escala que vai de “muito insatisfeito” até “extremamente satisfeito”.
Resultado de uma pesquisa de clima organizacional
O resultado desse trabalho de pesquisa de clima organizacional são dados completos – em termos estatísticos, na maioria das vezes, dispostos em tabelas comparativas – que permitem enumerar os pontos críticos da rotina produtiva dos colaboradores e, a partir deles, elaborar soluções para a queda de desempenho.
As melhorias de uma pesquisa de clima organizacional são incontáveis para a saúde da empresa. Além de melhorar a comunicação entre os colaboradores e gestores através do aprimoramento dos canais existentes e criação de novos, ocasiona melhora contínua no ambiente de trabalho – proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores e ganhos para a organização.
Caso queira realizar uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa, vale buscar por consultorias de RH especializadas no assunto. Esta é a única forma de garantir que o trabalho surtirá efeitos positivos dentro da empresa.
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