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Você, com um gestor de RH, sabe o que é turnover e que o termo se refere à rotatividade de pessoal dentro de uma empresa. E uma alta taxa de rotatividade é imensamente prejudicial a qualquer companhia:
- Empresas perdem dinheiro, já que arcam com as despesas de desligamento de um funcionário e treinamento de novos colaboradores;
- Empresas perdem tempo e produtividade, já que leva tempo e é natural que o novo colaborador demore um pouco a pegar o ritmo.
As principais causas do aumento de turnover em uma empresa estão relacionadas com:
- Baixa remuneração;
- Falta de reconhecimento;
- Desmotivação;
- Falta de benefícios trabalhistas;
- Cargas de trabalho exaustivas;
- Preocupação e incerteza quanto ao futuro da empresa.
O que é turnover: como podemos reduzir a taxa de rotatividade?
Algumas das medidas mais úteis contra o turnover são a implementação da cultura de feedback, estabelecer uma relação transparente e de confiança com os colaboradores, oferecer benefícios trabalhistas e fazer com que seus funcionários se sintam motivados.
Mas elencar essas medidas é bastante fácil – e pode até mesmo ser óbvio para alguns. No entanto, o mais complicado é encontrar uma maneira efetiva de implementar essas ações. E é aí que entram as histórias de que falamos no título.
O que é turnover: engajando seus funcionários com a técnica do storytelling
Já falamos aqui sobre storytelling e gamificação. A gamificação é uma maneira de utilizar games e jogos para engajar pessoas – no caso, seus colaboradores – em atividades específicas – no caso, as tarefas da empresa.
O storytelling, por sua vez, é uma forma de gamificação. E é por meio dessa técnica de contar boas histórias que você pode resgatar a motivação dos seus funcionários. A fórmula para um bom storytelling não existe, mas alguns detalhes são imprescindíveis:
- Construir uma história com elementos interessantes e um bom elemento de conflito;
- Montar uma história que, ao mesmo tempo que é interessante, converse com a realidade dos seus colaboradores e com a da empresa;
- Oferecer boas recompensas para as equipes ganhadoras ou participantes da dinâmica.
Ficou curioso para saber como aplicar a gamificação através da técnica de storytelling?
Quando a questão é contar histórias, podemos desfrutar de extrema liberdade de criação. De verdade, aqui nossa criatividade é o limite. Você pode inventar dinâmicas que utilizem investigação e romance policial como tema de fundo, algo tipo detetive, espalhando pistas ao longo da empresa.
Você também pode se inspirar em alguma série ou jogo para fazer com que seus funcionários levantem da cadeira e se divirtam um pouco. E aí? O que falta para começar?
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