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Pessoas tóxicas no trabalho: como lidar sem perder a cabeça?

Valesul Benefícios 25 de março de 2020 Gestão de pessoas e RH

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe como lidar com pessoas tóxicas no trabalho?

Sabemos que as pessoas são muito diferentes. Aprender a lidar com as diferenças e trabalhar em equipe é umas das qualidades mais procuradas no mundo corporativo atualmente.

Entretanto, é preciso saber identificar quando não se trata mais apenas da sua habilidade de se relacionar, mas sim do tipo de pessoa que você precisa lidar.

Sim, as pessoas tóxicas no trabalho existem. Nesse post, daremos algumas dicas sobre como lidar com elas sem perder a cabeça.

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Pessoas tóxicas no trabalho: características

Infelizmente, podemos encontrar o perfil de profissional tóxico em qualquer tipo de empresa.

Para reconhecer uma pessoa tóxica, observe as seguintes características:

Negativa: prefere olhar as coisas pelo lado ruim, aponta suas falhas e de outros colegas com frequência, raramente fala algo positivo em relação a empresa ou ao seu trabalho;

Fofoqueira: está constantemente falando sobre a vida de outros colegas de trabalho;

Estressada: está sempre irritada e desconta isso nos colegas de forma constante;

Inconveniente: pessoa que não sabe respeitar o espaço dos colegas, que faz comentários inoportunos com frequência;

Preconceituosa: pessoa que não sabe respeitar a diversidade, não trata os colegas da mesma maneira ou trata de maneira ruim baseada em preconceitos de todos os tipos.

Dicas para lidar com as pessoas tóxicas no trabalho

Agora que você já sabe identificar uma pessoa tóxica no seu ambiente de trabalho, daremos algumas dicas para que você consiga se relacionar com ela sem perder a cabeça.

Afinal, muitas vezes você não tem escolha e essa pessoa pode ser até mesmo o seu chefe.

Estabeleça limites

Cuidar da sua saúde mental deve ser sua prioridade. Por isso, não deixe que a situação chegue em um ponto insustentável, estabeleça limites.

Pense em ações educadas, porém firmes, em situações que você não consegue mais suportar. É importante que a pessoa saiba o quão incomodada você está com aquela situação.

Evite contato desnecessário

Lembre que você não precisa criar nenhum laço com essa pessoa além do convívio profissional. Vocês não precisam ser amigos, apenas colegas de trabalho que se respeitam e convivem.

Por isso, evite qualquer diálogo ou contato além do profissional com essa pessoa. Mas, sabemos que muitas vezes o profissional trabalha diretamente com você.

Nesse caso, sempre que ele introduzir assuntos que não dizem respeito ao trabalho ou algum comentário negativo sobre algo da empresa, se retire da conversa de maneira educada.

Tente não atribuir a si mesmo

Por mais difícil que seja, é importante lembrar que o comportamento dessa pessoa nada tem a ver com você. Não é sobre você, é sobre ela.

Deixar atingir o seu emocional por esse tipo de pessoa não deve ser uma opção. Busque focar em você, no seu potencial e no seu trabalho.

Ou seja: não entre no jogo dela!


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