Tempo de leitura: 5 minutos
Atingir a excelência no trabalho é o alvo da maioria dos profissionais. Uma das premissas básicas para alcançar esse objetivo é eliminar os erros que estão sendo cometidos.
Para quem lida com pessoas, a questão é um pouco mais complexa. Os erros não ficam tão expostos e são mais difíceis de se localizar. Tomar decisões envolvendo seres humanos requer muita atenção, organização e dedicação.
Sabendo das dificuldades encontradas por esses profissionais, decidimos, então, montar uma lista de erros comuns que são cometidos por profissionais de Gestão de Pessoas.
Quais são os 10 maiores erros dos profissionais de Gestão de Pessoas?
1. Desorganização
Um dos principais fatores para estar entre os melhores profissionais de gestão de pessoas é a organização. Você é responsável por diversas tarefas de extrema importância para o âmbito da empresa, como por exemplo: o pagamento dos colaboradores, recrutamento de colaboradores, fornecimento de treinamentos para equipe, etc.
Defina suas prioridades e não deixe tudo para a última hora. Adiantar e agendar suas tarefas pode ser um ponto chave na excelência do seu trabalho.
2. Não investir em treinamentos para equipe
São diversos os benefícios que os treinamentos e aprimoramentos trazem para uma equipe de colaboradores. Melhorar a qualidade do serviço, aumentar o conhecimento, melhorar as práticas de trabalho, etc. Além desses que estão implícitos, existem também aqueles intrínsecos: motivação, produtividade, bem-estar, valorização, etc. Não deixe de investir em seus funcionários, pois o retorno será sempre positivo.
3. Não inovar
Não podemos nos acomodar! Claro que, concluir os afazeres é a principal tarefa do dia. Porém, sempre vale dedicar um curto período do dia para aprimorar-se, buscar soluções diferentes, novas ferramentas e fazer algo acima da média. A inovação é benéfica tanto para a empresa quanto para o colaborador.
4. Não estabelecer critérios para a contratação de membros para a equipe
Você tem que saber o que está procurando quando anuncia uma vaga. Um dos maiores erros dos profissionais de gestão de pessoas é não selecionar adequadamente os candidatos para determinado cargo. Procure alguém competente, que se adeque aos ideais da empresa e que preencha todas as lacunas do cargo. Montar um perfil honesto do profissional ideal é um bom começo para ter sucesso na busca.
Você pode se interessar por esses posts:
Como motivar os colaboradores? Dicas para engajamento e produtividade
Profissionais de gestão de pessoas: dicas para melhorar a performance do setor
Planejamento para gestão de empresas: fazer mudanças para corrigir erros
5. Falta de sensibilidade com os colaboradores
Ser sensível e empático com a equipe é uma característica primordial de um bom funcionário. Procure entender pelo que o funcionário está passando, pois, às vezes, baixo desempenho não é sinônimo de falta de vontade. Problemas pessoais, familiares, de saúde, entre outros, podem influenciar diretamente na produtividade do seu colaborador.
6. Não pensar em iniciativas para integrar a equipe
O bem-estar no ambiente de trabalho é um fator diretamente proporcional ao desempenho da equipe. Procurar formas de integrar a equipe e mantê-los sempre motivados é, também, uma tarefa do gestor de pessoas.
7. Não organizar e estruturar os setores corretamente
Dividir a equipe em setores, de acordo com as especialidades de cada membro, pode ser uma grande sacada para melhorar a produtividade da empresa.
Com isso, você cria um setor especializado em determinadas tarefas e, consequentemente, aumenta a capacidade de produção. Gerir pessoas também é procurar o melhor lugar para cada uma dentro da organização.
8. Não aproveitar os talentos da empresa
Esse é um ponto muito delicado e que merece atenção. Talentos surgem, sentem-se desvalorizados ou sem espaço pra crescer e acabam saindo em busca de melhores oportunidades.
A melhor forma para fazer a retenção de talentos dentro de uma empresa ainda é o aumento de remuneração, melhores condições de trabalho e a valorização do colaborador.
Valorize os talentos que se destacarem, pois eles são as grandes fontes de sucesso e crescimento do seu negócio.
9. RH não é sinônimo de problema
Quando se fala em “passar no RH” dentro de uma empresa, os olhares ficam tensos, o clima pesa e o nervosismo começa. E isso é um grande problema! O RH não pode ser sinônimo de problema.
O setor de Recursos Humanos de uma organização tem a função de gerir pessoas, ou seja: lidar com elas, entendê-las, compreender seus problemas, recompensá-las, entre outras coisas positivas.
Deixe essa imagem de carrasco para lá. O ideal é ser o mais próximo possível da equipe, para que esta confie em você e enxergue seu setor como um amigo.
10. Não analisar a concorrência
Sim, analisar a concorrência também é função do RH. Muita gente acha que observar os adversários é tarefa pertinente apenas para o marketing ou gerência da empresa. Porém, como já foi dito acima, o setor de Recursos Humanos não pode se acomodar. Inovação é necessária e, talvez, a melhor maneira de descobrir novas técnicas e truques para o setor seja observando a concorrência.
A Valesul Benefícios é a mais eficiente e prática plataforma de gestão de benefícios online. Vale-transporte, Vale-alimentação, Vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas, Compra unificada de benefícios e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.