Tempo de leitura: 3 minutos
Se há uma pergunta que, com certeza, um líder de RH vai se fazer em algum momento da carreira, ela é: Como demitir um colaborador? E não é para menos. É uma tarefa sofrida.
Afinal de contas, despedir um colaborador é, sempre, uma tarefa desafiadora: seja para quem perde o emprego ou para quem dá o recado.
Por isso, entender como demitir um colaborador da melhor forma possível, agir com respeito, consideração e sensibilidade e manter a postura profissional é essencial para tornar esse momento o menos traumático possível – tanto para o funcionários (afinal, nada impede de que ele possa voltar para a empresa um dia, certo?), quanto para a empresa.
Para isso, seguir algumas dicas de sucesso ajudarão durante a fatídica hora da demissão.
Quais são as coisas que um grande líder faria ao demitir um colaborador?
Antes de demitir, alerte o funcionário sobre seu desempenho:
É dever da empresa fornecer feedbacks aos funcionários, principalmente porque essa é uma das principais formas de aprimoramento de trabalho. Por isso, alertar o colaborador sobre o seu desempenho e dar uma chance para melhorar sua performance é mais do que justo. Todas as pessoas precisam de um prazo para se adaptar a uma nova corporação.
Planeje antes de tomar qualquer atitude:
Antes de anunciar a demissão, tenha o seu discurso planejado. Considere escrever um pequeno roteiro para memorizar tudo o que você precisa expor. Esse é um momento muito delicado e você não pode arriscar estar despreparado.
Evite jargões pessoais demais:
Na hora de entender como demitir um colaborador, perceba que tudo deve ser feito da forma mais profissional possível para evitar qualquer tipo de constrangimento. Por isso, evitar jargões como, por exemplo, “eu sinto muito” é fundamental.
O que não quer dizer que você precisa ser frio:
Você só não precisa ser pessoal, mas pode e deve demonstrar sentimentos e ser compreensivo. Pode ser uma peça-chave para que esse momento se torne um pouco mais leve e que todos aprendam com a situação.
Sim, existe o melhor dia e horário para demitir um funcionário:
Na hora em que estiver planejando como demitir um colaborador, pense em fazê-lo durante a manhã, liberando-o logo depois. Evite segundas, sextas-feiras e vésperas de feriado. Essa simples medida vai facilitar a vida do ex-funcionário.
Seja sempre objetivo e direto:
Evite rodeios! Isso só torna o momento mais tenso e causa angústia no colaborador. O melhor é começar fazendo uma breve reflexão sobre o período em que o funcionário atuou na empresa e, em seguida, comunique o desligamento de forma clara e direta.
Releve as alterações de humor:
Entender como demitir um colaborador é saber que, talvez, haja alterações de humor, principalmente se a decisão foi uma surpresa. Não permita que o funcionário se lamente durante horas, mas também não é adequado finalizar a conversa ou apressá-la numa situação como essa.
Agora, vamos supor a situação contrária…
(Não, não estamos falando de você ser demitido! Vira essa boca pra lá!)
Você está liderando um processo seletivo e tampouco sabe como agir. Bem, este é um desafio bem mais animador, não é? E nós também encaramos desta forma, mesmo sabendo que talvez você ainda assim precise de uma forcinha. Também preparamos um material que, se você clicar no botão abaixo, terá acesso ao download gratuitamente:
A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.