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Saiba como demitir um colaborador e conduzir este processo que é considerado o mais delicado na vida de um gestor.
Um processo de demissão não é fácil para nem um dos envolvidos. Tanto gestores quanto colaboradores acabam sendo submetidos à uma certa apreensão e até estresse na hora de demitir ou ser demitido. Essa atmosfera piora se a comunicação entre chefes e funcionários não é boa: com um diálogo bidirecional ineficiente, o clima tende a ficar muito mais pesado.
Então, o que você deve fazer para saber como demitir um colaborador?
Preparar-se para esse momento delicado é fundamental. Entenda que, em muitas vezes, o colaborador não está esperando pela dispensa. Isso poderá gerar um impacto e uma carga emocional muito grande. Crises de choro são comuns e é preciso muito cuidado para não ferir a autoestima do colaborador, o que pode acarretar em vários problemas emocionais.
Tenha em mente que o funcionário nunca, sob hipótese alguma, deve ser humilhado ou ridicularizado. Tampouco, minta ou omita o motivo da demissão: o colaborador deve saber a razão pela qual está sendo dispensado, a fim de que possa aprimorar sua conduta profissional no futuro.
Esses são apenas algumas questões que devem ser observadas. Confira seis atitudes que um RH não deve ter neste momento e saiba como demitir um colaborador da maneira menos estressante possível.
1 – Não delegue ou terceirize a demissão
Regra carro-chefe de como demitir um colaborador: faça você mesmo. Prefira que a demissão seja comunicada pelo gestor imediato do demitido. Em razão de que departamentos maiores, como o RH, não convivem com ele diretamente e, portanto, seus profissionais talvez não saibam esclarecer as causas da demissão de forma apropriada.
2 – Prefira fazer o comunicado no começo da semana
É por uma questão prática: será melhor que o demitido tenha dias úteis posteriores à demissão para que possa organizar sua vida em vez de ficar apreensivo em casa durante o fim de semana sem poder tomar atitude alguma. Além disso, também oportunize que a equipe tenha alguns dias para organizar a nova rotina de trabalho com menos um integrante do setor.
3 – Não esconda a razão da demissão
É comum que alguns gestores comuniquem demissão utilizando a velha justificativa do corte de gastos. Essa, no entanto, não é uma atitude correta. O colaborador tem o direito de saber o porquê de sua demissão. Isso o ajudará no futuro, pois poderá reparar em comportamentos que são nocivos ao seu êxito profissional. Não negue este direito ao demitido.
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4 – Não seja grosseiro
Por pior que tenha sido a situação que levou o colaborador a ser demitido, este é um pressuposto de como demitir um colaborador: mantenha, sempre, uma postura profissional. Não seja grosseiro, não o humilhe ou o exponha: fale tranquila e brevemente sobre as razões da demissão. Não se esqueça de agradecer pelo tempo em que o colaborador dedicou sua vida pela empresa.
5 – Não faça elogios desonestos, muito menos piadas
É uma questão de coerência: seja equilibrado. Se você está dispensando esse funcionário, não convém exagerar nos elogios já que a direção da empresa concluiu que seu serviço não é mais útil para o grupo. Da mesma forma, não faça piadas ou diminua o trabalho do colaborador: este momento é mais difícil para ele do que para você. Portanto, a palavra de ordem aqui é respeito e equilíbrio.
6 – Escolha o lugar adequado
Principal dúvida quando o assunto é como demitir um colaborador. Fórmula simples: chame-o para uma sala de reuniões, a sós, para dar essa notícia. Não diga “Tenho más notícias” ou qualquer coisa parecida, apenas peça tranquilamente que ele vá ao local para conversar. Portas devem ser fechadas, mantenha o foco em não expor o demitido, de maneira alguma. Em caso de demissão coletiva, demita uma pessoa de cada vez. Lembre-se: gestores não podem ser demitidos perante seus subordinados, pois isso configura assédio moral.
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