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Como dar feedback? Não disfarce a sua avaliação!

Valesul Benefícios 4 de fevereiro de 2020 Dicas de Produtividade para RH

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe como dar feedback sem disfarçar a avaliação?

Sabemos que o feedback é uma realidade no mundo corporativo, além de ser fundamental para o desenvolvimento profissional dos colaboradores em geral.

Entretanto, o que acontece muitas vezes é que alguns líderes, além de potencializar feedback negativos, acabam usando disfarces na comunicação na tentativa de amenizar o que está sendo dito.

Por isso, nesse post daremos algumas dicas de como não disfarçar a avaliação sem desmotivar a equipe.

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Como dar feedback? O primeiro passo é ser claro e objetivo!

Segundo uma pesquisa da Arch Profile Solutions, 43% dos funcionários que recebem um feedback mal elaborado, sentem-se desmotivados

O que acontece muitas vezes é que até mesmo “sem querer”, os líderes acreditam que foram mais claros do que realmente foram.

Sendo assim, é importante experimentar técnicas e estratégias simples para que isso não aconteça.

Comece entendendo que sim, apresentar críticas para os funcionários não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária para o crescimento do colaborador e consequentemente da empresa.

Dicas práticas de como dar feedback – seja ele positivo ou negativo

Crie um ambiente confortável

Nesse momento, é muito importante que ambos estejam igualmente confortáveis.

Não é o momento para ordens ou superioridade, tanto o líder quanto o colaborar devem estar receptivos e dispostos a ouvir.

Uma dica interessante é dar a oportunidade ao colaborador de decidir onde acontecerá a conversa. Isso fará com que ele tenha a sensação de propriedade e até mesmo de certo controle sobre a situação.

Seja assertivo nas avaliações

Para saber como dar feedback, é importante entender que esse é o momento de ser o mais claro possível, sempre mantendo o respeito e a coerência em relação ao que está sendo dito.

Em caso de feedback negativo, é importante dar mecanismos para que o colaborador saiba como melhorar o que não está bom.

É papel do líder apontar caminhos para solucionar os problemas apresentados.

Dessa forma, ao se referir aos pontos negativos, procure dar exemplos concretos para ilustrar a conversa. Não basta apenas falar sobre as metas que não estão sendo cumpridas.

Fale sobre situações específicas com datas e horários. Além disso, diga como o colaborador poderia ter feito diferente nessas situações.

Esteja atento ao diálogo

Use esse momento para aumentar o vínculo de confiança da relação. Desse modo, é muito importante que o líder esteja atento ao diálogo.

Além de falar, é necessário também ouvir o que o colaborador tem a dizer.

Não esqueça que é um talento que está ali, muitas vezes o colaborador pode levantar questões das quais o líder não tinha pensado ou se dado conta.

Além disso, outra dica é praticar a dinâmica de: enquanto um fala, o outro escuta.

Essa postura deve partir do líder, já que esse serve como um espelho para o colaborador.


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