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Com as abordagens cada vez mais assertivas dominando o mercado atualmente, as métricas e os números tornaram-se engrenagens fundamentais para uma empresa. Nenhuma área da organização escapa de metas, retornos de investimento e relatórios – mesmo que subjetivamente. Está aí a importância dos relatórios de gestão de pessoas.
O papel do RH nesse meta numérico é claro: acompanhar as métricas de rendimento da sua equipe. O Recursos Humanos da companhia irá monitorar os indicadores dos colaboradores, analisando o desenvolvimento, capacidade de liderança, performance, entre outros fatores. E isso tudo vai parar nos relatórios do RH.
Se você tem dúvidas de quais são os dados mais importantes para constar nos seus relatórios, fique atento ao post. Criamos uma lista com as principais métricas de rendimento da equipe nos relatórios de gestão de pessoas. Confira!
Relatórios de gestão de pessoas: o que deve constar?
Headcount
O Headcount nada mais é que o número de colaboradores presentes na folha de pagamento da empresa. Para fazer um trabalho bem feito, o ideal dividi-los por sexo, faixa etária, nível salarial, cargo, etc. deixando uma visão bem clara do perfil do colaborador.
Absenteísmo
Não se assuste com o nome: o absenteísmo é a medida da taxa de ausências dos funcionários. Esta é uma das métricas mais importantes e é importante que seja feito um controle rigoroso dos números. Contudo, existem diversos fatores que devem ser levados em conta e aparecer no relatório, tais como: problemas pessoais, insatisfação com o trabalho, dificuldades de relacionamento com a empresa, etc.
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TurnOver
O TurOver é a taxa de rotatividade: uma comparação entre o número de colaboradores contratados e desligados da empresa no mesmo período. Os dados são importantes, pois podem demonstrar algumas falhas na organização, como, por exemplo: a baixa atratividade em relação ao mercado.
Folha de pagamento
Indiscutivelmente, quanto você está gastando com seus colaboradores é uma métrica importantíssima. Com ela, você consegue ter uma base ideal para outras métricas importantes, como o Retorno de Investimento.
Faturamento
Saber se você está atingindo as metas pré-estabelecidas é uma das partes mais importantes de uma organização empresarial. Você também pode usar o faturamento para comparar outros indicadores e identificar a produtividade dos colaboradores e equipamentos, por exemplo.
Lucro por colaborador
É simples: aponta o retorno financeiro de cada colaborador. É feito através da relação entre o lucro da empresa e o número de pessoas na folha de pagamento. Simples e útil!
Clima organizacional
O clima organizacional é a engrenagem da empresa. Se ele está bom, a produtividade está alta. Se ele está ruim, não estamos produzindo tudo que poderíamos. Uma maneira bem fácil de ter uma ideia do clima organizacional é com a realização de formulários e notas preenchidos pelos próprios funcionários, de preferência anonimamente. Essa é uma tradução mais limpa do pensamento dos seus colaboradores sobre a empresa.
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