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A gestão de pessoas nas organizações é uma determinante do ambiente corporativo.
A forma de coordenar o trabalho de uma equipe, mantendo-a motivada e investindo em estratégia e humanização, dependendo da filosofia de gestão de pessoal adotada, tem o potencial de fazer uma empresa ascender ou declinar.
Durante algum tempo, foi absoluta a convenção de que a empresa é uma grande engrenagem composta por peças – as pessoas -, sendo estas facilmente passíveis de substituição.
Hoje, esta mentalidade perigosa perde espaço entre os mecanismos de gestão de pessoas nas organizações.
Líderes que pensam desta forma estão, invariavelmente, fadados ao fracasso.
A razão disso é simples: pessoas são a alma da organização.
Seu empenho, engajamento e paixão são o que movem as companhias.
E é sob esta ótica que a gestão de pessoas nas organizações mostra sua importância prática.
Lançar mão de processos adequados ao mesmo em que se utiliza da humanização para contrabalancear conflitos e potencialidades além de saber enxergar e empregar talentos, transforma seu trabalho em poderoso potencial competitivo de sua empresa.
Não se trata apenas de articular uma equipe motivada, mas sim elaborar estratégias de desenvolvimento, capacitação e humanização.
Para inspirar gestores da área, reunimos a história de cinco líderes inspiradores que têm lições sobre como extrair o melhor de um grupo de colaboradores e aprimorar a gestão de pessoas nas organizações.
Gestão de pessoas nas organizações: cinco líderes inspiradores
Bill Gates, sócio-fundador da Microsoft
É considerado um dos maiores nomes do boom digital, pois revolucionou o modo de vida em sociedade com seu trabalho correlato ao PC, o computador pessoal. Em 1975, aos 19 anos, fundou a Microsoft.
Sua biografia nos dá muitos exemplos de práticas em gestão de pessoas nas organizações.
Por exemplo, sempre foi seu costume trazer os melhores estudantes saídos das universidades para integrar sua equipe e dar frescor ao trabalho.
Ao mesmo tempo, oferece bons pacotes de benefícios para motivar colaboradores que já atuam em sua equipe.
Em muitas entrevistas, ele menciona ter consciência de que sozinho não chegaria a lugar nenhum e que o engajamento e comprometimento são chaves do sucesso.
“Escute seu funcionário. Invista nele e transforme a organização em um lugar onde as pessoas queiram trabalhar.
Mais do que isso: onde elas se orgulhem de trabalhar”.
Steve Jobs, fundador da Apple
Ser fundador da maior e mais valiosa empresa de tecnologia do mundo é o que Jobs carregava em seu currículo e, por isso, foi considerado um gênio revolucionário.
Perfeccionista, líder nato e criativo, recrutou não só consumidores, mas seguidores-fãs de sua marca.
Em vida, costumava dar boas recomendações para melhorar os mecanismos de gestão de pessoas nas organizações.
Em muitas ocasiões, afirmou acreditar que cultura organizacional é aliada da competitividade de uma empresa e visão sistêmica da empresa é o que estimula uma equipe com foco em resultado.
“Esclarecer em que ponto a empresa está e onde quer chegar, traçar metas claras e um caminho a ser percorrido fortalece a equipe e contribui para o crescimento de todos”.
Luíza Helena Trajano, fundadora do Magazine Luíza
Coordenar o trabalho da maior rede de varejo do Brasil é o mérito desta paulista considerada uma das maiores líderes do país.
Nascida e criada no interior de SP, na cidade de Franca, ela atribui seu sucesso à duas mulheres: a mãe, que lhe ensinou inteligência emocional; e à tia, quem lhe despertou o espírito empreendedor.
Em recente entrevista, declarou:
“Minha mãe não dizia para tomar cuidado. Ela dizia ‘Vai, você é capaz’. Minhas amigas falam que dei certo por isso”.
Ela assumiu o comando do grupo Magazine Luíza em 1991 e, de lá para cá, profissionalizou a marca.
Hoje são mais de 600 lojas, 21 mil funcionários, 20 milhões de clientes.
O faturamento do grupo atinge a marca de R$ 6 bilhões por ano.
Vendedora nata, ela diz que o segredo da gestão de pessoas nas organizações focada na boa atuação em equipe é o cultivo de valores como generosidade, honestidade e aprendizado constante.
A busca pela superação, é claro, também é importante: “Não tem uma briga que se faça direito e não se consiga”.
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Bernardinho, ex-jogador e treinador de voleibol
Bernardo Rezende, o Bernardinho, é famoso no mundo no esporte.
Sua experiência em liderar equipes é fonte de inspiração para todas as áreas de atuação.
Ele é o treinador esportivo com o maior número de títulos na história mundial do vôlei.
Seu trabalho é conhecido por seu perfeccionismo e pela busca constante de melhores resultados.
Além disso, ele é reconhecido por seu empenho em incentivar atletas a saírem de sua zona de conforto.
Autor de livros exitosos como Transformando suor em ouro, ele dá lições para alcançar bons resultados em equipe, como “Quanto mais gente acreditar no mesmo objetivo e se dedicarem a ele, mais essas pessoas terão influência no resultado”, e outros tantos, que podem facilmente ser trazidos para a realidade da gestão de pessoas nas organizações.
Flávio Augusto, fundador da WiseUp
Flávio é um jovem empreendedor brasileiro que já integra a lista de homens mais ricos do país. Inovador e pioneiro, abriu uma escola de Inglês sem saber falar o idioma.
Atingiu grandes feitos graças a sua inteligência, tino para empreender e vontade de trabalhar.
Sua lição de crescimento é:
“Sonhe alto, mas não tenha vergonha de começar pequeno” e “As pessoas devem ser protagonistas de sua vida”.
Em recente entrevista ao site Endeavor Brasil, ele ressaltou a importância de trabalhar para si e para o outro, atuando como equipe:
“Entre o ‘nós’ e o ‘eu’, não existe uma disputa – apenas um elo em que a motivação do ‘nós’ favorece o ‘eu’…”.
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