Você sabe o que é compliance e como essa prática pode ajudar sua empresa?

Tempo de leitura: 2 minutos

O que é compliance? Bem, compliance – ou compliance trabalhista – significa agir conforme as regras internas da empresa, levando a lei sempre em consideração, com padrões éticos e morais.

Você já pode ter ouvido falar da compliance trabalhista por meio do termo ética corporativa”. Elas querem dizer a mesma coisa, basicamente. O objetivo aqui é guiar a empresa através de uma trajetória limpa e legal.

Por que é importante e saudável para a sua empresa estar em compliance? Uma postura transparente e segura faz com que a empresa ganhe muito mais credibilidade no mercado, tornando-se até um tipo de referência.

Como estar em compliance trabalhista afeta o setor de RH?

Podemos dizer que o setor de RH é um dos que mais trabalha com questões éticas numa empresa, não é? Pense só: você lida diretamente com capital humano, seleciona, contrata, demite e organiza pessoal. Se você não andar nas linhas da moral e da ética, a empresa pode ruir de dentro para fora.

Para aliviar o trabalho interno do RH, é necessário que o compliance trabalhista comece desde a contratação dos colaboradores. Assegure-se de que você está contratando profissionais íntegros, afinal, não treinamento para “ganharmos” caráter.

Valorizar atitudes éticas também é fundamental para o RH desenvolver o compliance trabalhista. Assim sendo, dê um feedback positivo sempre que você notar boas condutas. Mostre que comportamentos assim são dignos de ser reconhecidos – e até mesmo premiados.

Desdobrando o compliance trabalhista pelo endomarketing

Em dúvida sobre qual é a melhor forma de desdobrar o compliance trabalhista e, finalmente, estar em compliance? Talvez você encontre a resposta nas técnicas de endomarketing.

A estratégia tem como objetivo fazer do ambiente profissional um lugar mais amigável, acolhedor e onde as pessoas não tenham medo de se comunicar. Resultado? Aumento considerável na produtividade das equipes.

Justamente por ser a chave da comunicação interna da empresa, o endomarketing pode fortalecer – e muito! – o compliance trabalhista. Entenda: comunicar o que está acontecendo na empresa, resultados e decisões de forma transparente é estimular que seus colaboradores também se comportem assim.

image2


A Valesul Benefícios é o mais eficiente e prático canal para gestão de benefícios online. Vale-transporte, vale-alimentação, vale-refeição e Vale-combustível: nós temos a melhor solução para sua empresa. No blog, dicas para Gestão de Recursos Humanos, Administração de Empresas e muito mais. Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Comentários